TC suspende contrato da prefeitura com empresa de São Paulo

TC suspende contrato da prefeitura com empresa de São Paulo

TC suspende contrato da prefeitura com empresa de São Paulo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após a apuração de prováveis irregularidades no procedimento de terceirização dos serviços de limpeza da Prefeitura Municipal de Porto Velho, através de adesão à Ata de Registro de Preços, da Prefeitura Municipal de Mauá (SP), o Tribunal de Contas de Rondônia (TC) decidiu pela imediata suspensão do referido contrato.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais da capital (Sindeprof), vereadora Ellis Regina, o relator do processo, conselheiro Wilber Coimbra entendeu que, além da existência de efetivo de garis suficiente para a realização do serviço que se pretendia contratar, a terceirização dos trabalhos de limpeza do município poderia representar lesão ao erário e grave irregularidade diante da ineficácia da execução dos serviços.

Veja Também: LIMPEZA - Contrato de R$ 7 milhões da prefeitura é cancelado pelo TCE

A decisão foi tomada após o conselheiro analisar os relatórios técnicos da Secretaria Geral de Controle Externo e Ministério Público de Contas, onde foram constatadas as irregularidades “com potencial lesivo a economia do município”, elementos suficientes para demonstrar que as alegações da categoria, representada pela presidente Elis Regina, estavam corretas.

Diante dos fatos, o Tribunal de Contas determinou pela imediata suspensão do contrato celebrado com a empresa TP Serviços, Transportes, Limpeza, Gerenciamento e Recursos Humanos S.A., no valor de aproximadamente R$ 7 milhões, além de fixação de multa em caso de descumprimento da decisão por parte da prefeitura.

Wilber Coimbra também abriu prazo para que o Executivo Municipal possa apresentar justificativas e documentos visando a contestação das irregularidades apontadas pela Secretaria Geral de Controle Externo.

No processo, Ellis Regina informou que a prefeitura conta com um contingente de 850 garis, efetivo suficiente para executar os serviços pretendidos no referido contrato, tais como recuperação de boca de lobo, recuperação e pintura de meio-fio, capinação, roçada e raspagem manual ou mecanizada de canteiros, passeios, guias, sarjetas vias, praças e logradouros públicos, poda de árvore e poda de arbusto, entre outros.

“O que a classe precisa é de condições de trabalho e reconhecimento, porque mão de obra tem. De fato houve um sucateamento da categoria que está sem receber uniforme e material para a execução dos serviços pertinentes à função como ferramentas e máquinas apropriadas para manter a conservação e limpeza do município”, declarou a presidente do Sindeprof.

Em trecho da decisão o conselheiro do TC cita, “submetido o feito a análise técnica preambular, a Unidade Instrutiva apontou o desatendimento a diversas condicionantes fixadas no Parecer Prévio n. 59/2010-Pleno-TCERO, tais como não demonstração de compatibilidade de preços praticados na Municipalidade de Mauá (SP) e a Municipalidade de Porto Velho, presença de garis no quadro de servidores efetivos da Prefeitura de Porto Velho, o que impede a contratação de terceirizados para a execução de idênticos serviços, salvo se os referidos servidores passarem a integrar quadro de servidores em extinção, caracterizando-se a existência de diversas irregularidades, motivo pelo qual apresentou proposição pela concessão de Tutela Antecipatória Inibitória para suspender o prosseguimento do procedimento de contratação”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS