Uniron realiza palestras em escola da Zona Sul de Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foi realizada na última sexta-feira, 29, a “I Gincana Interdisciplinar Saúde da Criança”. Alunos da 1ª à 3ª série do ensino médio do colégio João Bento da Costa, localizado na Zona Sul de Porto Velho, tiveram acesso a várias palestras ministradas por acadêmicos do 7º período de Enfermagem da Uniron.
Aluna da 1ª série, Pâmela Lima falou sobre a importância da realização destes eventos. “Achei muito interessante. A presença de uma faculdade dentro da escola, esclarecendo e motivando o nosso futuro, é mágica”, ressalta Pâmela.
Os temas abordados foram: gravidez na adolescência, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, diferentes formas de violência contra crianças e adolescentes, uso e abuso de drogas, higiene corporal e oral, nutrição e estética, riscos e benefícios; geração digital: risco da nova tecnologia para crianças de adolescentes, entre outros.
Segundo Eloide Neves, professora da disciplina Saúde da Criança, a relação direta com a sociedade possibilita a humanização dos acadêmicos. “Essa aproximação do aluno com o acadêmico é de grande relevância, pois de certa forma, futuramente poderá servir como espelho para estes adolescentes. Outro ponto importante é a convivência com a realidade social que nossa profissão requer”, ressaltou.
Coordenadora da disciplina Saúde da Criança, Ivana Fonseca explicou sobre a implantação deste projeto. “O principal objetivo e ganho desse plano é a proximidade do acadêmico com a realidade da sociedade, levando maiores informações para a população. A faixa etária escolhida para ser trabalhada foi dada pela própria disciplina, onde há atividades desenvolvidas com recém-nascido até a adolescência. Os assuntos escolhidos são de grande relevância, fazendo deste aluno o agente multiplicador de informações”, afirma.
Acadêmica do 7º período de Enfermagem, Aglaíde de Oliveira conta que a receptividade dos alunos superou as expectativas. “O meu grupo abordou o tema Higiene Bucal e Pessoal, orientando sobre as prevenções de doenças causadas pela ausência de cuidados. Esse trabalho trouxe muito mais que informações, e isso, percebemos através dos olhares atentos nas explicações e na participação com perguntas e histórias compartilhadas conosco”.
O grupo responsável pela palestra “Diferentes Formas de Violência Contra Crianças e Adolescentes” falou sobre os relatos ouvidos durante a gincana. “Através de pesquisas realizadas para o desenvolvimento deste trabalho, ficamos diante da realidade sofrida por muitos”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!