Indústria de alimentos é atividade com maior participação em Rondônia

Indústria de alimentos é atividade com maior participação em Rondônia

Indústria de alimentos é atividade com maior participação em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 De acordo com estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria, segmento de alimentos, construção, madeira e metais não metálicos representam 92,2% da indústria no estado

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, neste domingo (01), estudo sobre o perfil industrial nos 27 estados. Os dados representam o desempenho da indústria entre os anos de 2007 e 2015, avalia a participação do segmento industrial no PIB estadual e nacional, destaca os principais setores que alavancam a geração de postos de trabalho, porte das empresas industriais, percentual de exportação, nível de escolaridade dos trabalhadores do setor, entre outros dados.

Em Rondônia, o setor de maior destaque é o de alimentos, que entre os anos de 2007 e 2013 aumentou 3.7 pontos percentuais. Hoje, este segmento representa 24,4% da indústria do estado. Aliado ao setor da Construção Civil (52,1%), Serviços Industriais de Utilidade Pública (4,1), Madeira (4,1%) e Minerais não Metálicos (2,2%), estes setores formam 92,2% da indústria de Rondônia.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) Industrial, Rondônia desponta com 5,3 bilhões, equivalente a 0,5% da indústria nacional. O setor industrial rondoniense é responsável ainda por 6,9% das exportações efetuadas pelo estado. Já os produtos manufaturados representam 2,3% do total de exportações. No ranking dos estados, Rondônia é o 22º colocado em exportações industriais, o que representou em valores US$ 68 milhões no ano de 2015. O mais importante setor para as exportações é o de alimentos, responsável por 86,5% do total exportado ano passado. 

Ainda segundo o estudo da CNI, em 2014 eram 3.747 empresas industriais presentes em Rondônia e 0,7% deste total atuam em nível nacional. O segmento industrial gerou 74.424 postos de trabalho, representando 19,9% dos empregos formais no estado. Quanto a participação nacional, este número representa 0,6% da força de trabalho industrial no país. Rondônia aparece em segundo lugar entre os estados em que mais cresceu na participação do setor, com percentual de 5,1 % nos empregados locais.

O porte das empresas industriais que empregaram este público apresentou os seguintes percentuais: Micro e Pequenas Empresas (11,6%), Pequenas Empresas (22,9%), Médias Empresas (22,7%) e Grandes Empresas (47,7%).

Já no âmbito educacional, 50,8% dos trabalhadores da indústria de Rondônia possuem ao menos o nível médio completo. No Brasil, este percentual é de 57,1%. O Estado ocupa a 11ª colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no ensino médio.

Ao avaliar os números da pesquisa, o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé destaca que os dados mostram o que setor industrial possui relevante representatividade no desenvolvimento do Estado. “O crescimento da indústria é positivo, pois significa mais empregos, salários melhores, maior distribuição de renda e denota o desenvolvimento de Rondônia”, pontuou.

Thomé ressalta ainda o ótimo desempenho em relação a geração de postos de trabalho no setor industrial local. “Estes dados mostram que a indústria rondoniense pode ser mais forte ainda. Quebramos o paradigma de que os empregos na área industrial podem ultrapassar a fronteira da região Sul e Sudeste. Temos muito potencial no segmento industrial e este estudo da pela CNI só reforça nossas potencialidades”, concluiu.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS