Governo faz levantamento sobre qualidade do ar em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um levantamento da qualidade do ar em Porto Velho, aferindo parâmetros em áreas críticas pelo fluxo de veículos, está sendo realizado pelo governo de Rondônia, como parte do Plano de Controle da Poluição Veicular (PCPV), que a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) implementará após a realização de estudos.
O PCPV foi iniciado pela Sedam em 2013, constitui instrumento de gestão da qualidade do ar do Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar (Pronar) e do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), e tem como objetivo estabelecer regras de gestão e controle da emissão de poluentes por veículos automotores.
O monitoramento ambiental está sendo realizado com medição simultânea em três pontos importantes onde foram instalados equipamentos: Rondon Palace Hotel, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), ambos na avenida Jorge Teixeira; e na Emater, na avenida Farqhuar, próximo ao Palácio Rio Madeira (CPA) e do porto da capital.
De acordo com o titular da Sedam, Vilson Machado, o objetivo é realizar duas campanhas de monitoramento da qualidade do ar, com 30 coletas de material particulado total em suspensão HI-VOL, material particulado respirável 30 coletas, O3 ozônio 30 coletas l e 30 coletas de dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (NO2) e análise de CO (monóxido de carbono).
“O monitoramento é realizado nos mesmos padrões dos equipamentos utilizados nos grandes centros do País. São instrumentos eletrônicos que além das análises físico químicas ainda medem parâmetros de umidade, velocidade e direção dos ventos, pressão barométrica real e diária”, explicou Vilson Machado.Conforme o técnico em meio ambiente, Reinaldo Gomide Filho, o equipamento pluviométrico que mede a quantidade de chuva, a qualidade do ar, temperatura, velocidade do vento, funciona através de energia solar, e todos os dados são registrados numa central da estação meteorológica.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!