Robô é usado em treinamento de médicos e enfermeiros no HB

Robô é usado em treinamento de médicos e enfermeiros no HB

Robô é usado em treinamento de médicos e enfermeiros no HB

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Um robô com aparência humana – que emite sons parecidos com gemidos de dor e simula a frequência cardíaca e pressão arterial – está sendo utilizado para treinamento de médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) de Porto Velho – referência no tratamento de alta complexidade em Rondônia. Eles recebem orientações sobre técnicas e protocolos para atendimento no Suporte Avançado de Vida.

As técnicas serão usadas no atendimento de pessoas com traumas, politrauma, parada cardiorrespiratória, suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), infartos, na chamada “hora de ouro”, onde o atendimento recebido amplia as chances de sobrevivência e diminui os riscos de sequelas no paciente.

De acordo com diretor-geral do Hospital de Base, Nilson Paniágua, o treinamento é realizado por profissionais do quadro permanente do HB. Eles estão repassando as técnicas que aprenderam em curso realizado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo – referência na América Latina, com certificação da Joint Commission International (JCI), principal agência mundial de acreditação em saúde -, através de parceria firmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e a direção do Oswaldo Cruz.

No total, 1.500 servidores da área de atendimento serão capacitados, em cursos semanais. A expectativa é que no prazo de três meses todos tenham sido treinados, segundo Nilson Paniágua.

O equipamento, um robô de corpo inteiro, é ideal para treinamentos para estabilizar pacientes. De acordo com Nilson Paniágua, sua estrutura permite treinamento de massagens torácicas e respiração artificial, tecnicamente chamada de ventilação mecânica. Algumas das características são a obstrução de vias aéreas natural, mandíbula móvel, elevação do tórax com insuflações, entre outras.

A direção do Hospital de Base trabalha com a expectativa de que no final do treinamento, o robô seja doado em definitivo pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A meta é estender o treinamento para todas as unidades de saúde da rede estadual, em cidades polos, como Cacoal, Vilhena, Ji-Paraná, Ariquemes, entre outras.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS