Doe para o Fundo da Criança e Adolescência e deduza do Imposto de Renda

Doe para o Fundo da Criança e Adolescência e deduza do Imposto de Renda

Doe para o Fundo da Criança e Adolescência e deduza do Imposto de Renda

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O Imposto de Renda deve ser declarado até o próximo dia 29 de abril, mas o que muitas pessoas não sabem é que até 3% de seu imposto que iria para a Receita Federal, pode ficar em Ariquemes e ajudar a transformar a vida de crianças e adolescentes que muitos necessitam de apoio.

O Município de Ariquemes possui o Fundo Municipal da Infância e Adolescência, que está apto a receber as doações realizadas pelos contribuintes através do Imposto de Renda. Com esta doação, o cidadão não estará tendo uma nova despesa, mas apenas destinando parte de seus impostos ao Fundo Municipal e não ao Governo.

Por sua vez a Prefeitura de Ariquemes aplicará os recursos nas atividades sociais, estes recursos são deliberados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), nas ações onde as crianças e adolescentes serão beneficiadas, como por exemplo no auxílio a crianças órfãs, vítimas de abusos, entre outras.

A dedução de doações ao Fundo da Infância e Adolescência está prevista no art. 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente e em legislação tributária específica, que regulamenta a contribuição de pessoas físicas e jurídicas.

Para pessoas físicas o limite de doação é de até 6% do imposto devido, sendo que para as declarações feitas agora no ano de 2016, até às 23h59min de 29 de abril, pode somente ser deduzido o valor equivalente a 3% do exercício de 2015.

Só na Prefeitura de Ariquemes, no ano de 2015, os servidores tiveram os valores de R$ 6.369.789,50 retidos direto na fonte, onde desta quantia, com a conscientização de cada servidor, 3% pode ser revertida para o Fundo da Infância e Adolescência através de doação.

Para efetuar a doação no ato da elaboração da declaração do Imposto de Renda, após concluir toda a declaração, siga os passos descritos abaixo:

1º Passo: Na opção "Resumo da Declaração", clique na opção "Doações Diretamente na Declaração - ECA";

2º Passo: Após a abertura da janela "Doação Diretamente na Declaração - ECA", você poderá optar por qual Fundo da Infância e Adolescência (FIA) deseja destinar parte do seu IR (Nacional, Estadual ou Municipal) Nessa tela, você poderá visualizar o "valor disponível para doação".

3º Passo: Escolhendo a opção Municipal, você primeiramente terá de escolher o "Estado" e depois o "Município" a que pretende destinar a doação;

4º Passo: Basta salvar sua declaração e transmitir para a base de dados da Receita Federal do Brasil, imprimindo as respectivas guias, se houver.

Para maiores informações os ariquemenses interessados em ajudar as crianças de seu Município ainda na declaração a ser feita até final do mês, devem tirar suas dúvidas junto ao seu contador responsável ou no próprio CMDCA, que fica localizado na Casa dos Conselhos, ou telefone 3536-8258.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS