Alunos selecionados ao Batalhão do Colégio Tiradentes têm primeira reunião
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“Não me pergunte se sou capaz, dê-me a missão”. Com esse lema, os alunos selecionados tiveram a primeira reunião sobre as regras para pertencer ao Batalhão Alferes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM). Os pais e responsáveis também participaram e apoiaram o projeto, que tem como meta elevar a média das notas dos alunos. o Batalhão conta com a participação de 215 alunos, distribuídos em postos e graduações, sempre de acordo com as notas e sem notificação de alterações disciplinares.
O propósito do Batalhão, segundo o tenente coronel Apolônio, diretor-geral do CTPM, Unidade I, em Porto Velho, é incentivar os alunos aos estudos, à disciplina, ao patriotismo e levar a vivência diária de algumas atribuições militares dentro do ambiente escolar e extraescolar. “Esperamos que os objetivos quanto ao aproveitamento escolar sejam alcançados, bem como, exercitem a cidadania, patriotismo e civismo pilares de nossa nação”, afirmou.
Para continuar pertencendo ao batalhão, os alunos terão que obter a média acima de 7,0 e receber a esperada promoção. Em resposta, os alunos terão aulas de primeiros socorros, liderança, selva entre outros cursos.
Assim como na PM, há um sistema de patentes e hierarquia: tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. A escala vai de acordo com a turma que está cursando, as notas e os pontos que acumularem por estarem cumprindo as atividades em sala de aula e extraclasse e, também, as obrigações. No terceiro ano, o aluno com a nota mais alta ocupa o posto de coronel e comandante-geral do Batalhão Alferes.
Atualmente, a coronel-aluna Thamires Apolinário é a comandante-geral, posto obtido com a nota 8.9. “O Batalhão Alferes tem sido de grande importância ao Colégio Tiradentes da Polícia Militar. É uma forma de incentivo aos estudos, à disciplina, além de ser um exemplo não só para os alunos do próprio colégio, como de outras instituições. Acredito que através do batalhão o nível do ensino do colégio irá elevar. A meta é obter o maior índice de aprovados em vestibulares e concursos públicos”, disse a aluna.
FORMATURA
O cabo Lopes, um dos orientadores do batalhão, informou que será realizada no próximo dia 22, a partir das 8h, no CTPM, a formatura do Batalhão Alferes. Na solenidade serão entregues os alamares e honrarias para os melhores alunos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!