SEMUSA realiza esclarecimentos sobre a gripe H1N1
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Rolim de Moura (RO) vem a público esclarecer algumas dúvidas em relação à Gripe H1N1. De acordo com o secretário responsável pela pasta, Jair José da Rocha, no momento não há nenhum caso confirmado de gripe H1N1 no município.
Segundo o secretário a H1N1 é uma gripe igual às outras, neste caso quem sentir os sintomas não precisa correr aos laboratórios e clínicas para tomar a vacina. “Como disse, é apenas uma gripe, o importante é repouso, alimentação correta, ingerir bastante liquido e tomar um antiviral, só procure uma unidade hospitalar se estiver com muita tosse, dor na garganta e dor no corpo, e lembrem-se só vá até o hospital se estiver apresentando os sintomas descritos acima, pois é no hospital aonde as pessoas se aglomeram tosse, espirram e espalham o vírus para as outras pessoas” explicou o Secretário da Saúde Jair.
Para a SEMUSA, pessoas sadias e com boa imunidade não precisam ficar angustiadas, a preocupação maior é com os chamados grupos de risco, idosos, portadores do vírus HIV, os que fazem hemodiálise e crianças.
O que é Influenza H1N1?
É uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe. A partir de agora você vai ouvir na televisão, rádio e ler nos jornais o nome Influenza A/H1N1.
Como é transmitida a Influenza A/H1N1?
É transmitida de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados.
Qual o critério para receber o medicamento?
O medicamento somente será dado, sob orientação médica, aos pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas desde o início dos sintomas. Também requerem avaliação do médico para indicação de tratamento o chamado grupo de risco, composto por idosos, menores de 2 anos, gestantes, pacientes imunodeprimidos ou com doenças crônicas.
O que eu devo fazer se tiver dúvida sobre ter contraído a Influenza A/H1N1?
Para proteger as pessoas próximas: Cubra sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir - Lave as mãos com frequência com água e sabão porque você pode ter tocado uma superfície que contenha saliva de uma pessoa infectada e ao levar as mãos à boca ou olhos pode se infectar. - Sempre que possível evite aglomerações ou locais pouco arejados. - Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis, utilize lenços descartáveis e álcool em gel.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!