Cai o endividamento das famílias da Capital em março

Cai o endividamento das famílias da Capital em março

Cai o endividamento das famílias da Capital em março

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Seguindo a tendência em nível nacional, cujo endividamento das famíliases recuou em março, em relação de fevereiro, para 60,3%, de vez que, em fevereiro, foi de 60,8%, ou seja, -0,8%, também, em Porto Velho, houve uma diminuição das famílias endividadas de 63,4% para 62,6%, ou seja, de 1,3%, mas, o endividamento de Porto Velho continua maior 0,8% do que o percentual de março de 2015, que era de 62,1%.

É preciso acentuar que o endividamento das famílias de Porto Velho é 2,98% maior que o nacional. Também as dívidas e contas em atraso tiveram uma queda de -6,9%, enquanto cresceu muito (15,2%) o número de famílias que não podem pagar suas contas,   de acordo com dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-FECOMÉRCIO/RO em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) 

 

               Síntese dos resultados Janeiro/Fevereiro/Março 2016 (Em %)

MESES

Janeiro

 Fevereiro

Março

Var %

Total de Endividados

 61,7

   63,4

     62,6

  -1,3

Dívidas ou contas em atraso

 18,7

   17,4

     16,2

  -6,9

Não terão condições de pagar

   4,6

    4,6

      5,3

  15,2

 

Entre as famílias em atraso predominam as contas atrasadas acima de 90 dias que são 56,5 % do total, seguida dos até com 30 dias, que são 22,8% e as de 30 e 90 dias, que representam 20,2 %, em março. O tempo médio de atraso das famílias é de 64, 6 dias. 

Quanto ao nível de comprometimento das rendas das famílias sobressaem-se os comprometidos com até 3 meses (34,9%), seguido com os de mais de um ano (30,4 %), depois das famílias com comprometimento de as famílias com comprometimento da renda entre 3 e 6 meses são 20,5% e as entre 6 meses e um ano são 14,2%. Já o tempo médio de comprometimento da renda das famílias é de 6,5 meses.

Os cartões de crédito prosseguem na liderança absoluta como maior fonte de endividamento das famílias de Porto Velho sendo apontado por 57% das famílias, seguido endividamento com os carnês, que  é de 41% Outras dívidas significativas são o crédito consignado ( 8,1% e o crédito pessoal ( 6%)  e o financiamento de carro (4%).

 

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS