Auditores fiscais apontam 'remédio' para a corrupção

Auditores fiscais apontam 'remédio' para a corrupção

Auditores fiscais apontam 'remédio' para a corrupção

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Milhares de brasileiros foram às ruas no último domingo, 13 de março, manifestar indignação com a atual situação política, que envolve disputas partidárias, denúncias de corrupção, e o fato mais deplorável: o desvio do dinheiro público, que impede que o Brasil avance e que a população tenha o merecido retorno dos altos impostos que paga todos os dias.

Em Rondônia, auditores fiscais da Receita Estadual também foram às ruas e protestaram contra impostos altos e a corrupção. “+ Impostos + Corrupção quem paga é Você”, foi a mensagem estampada numa faixa, se referindo aos inúmeros casos de corrupção no país e à crise econômica instaurada, que têm maior impacto na vida das famílias brasileiras, já que, para tentar equilibrar as contas públicas, o governo aumenta os impostos para arrecadar mais. Contudo, com o ralo da corrupção, parte da receita vai parar no bolso dos corruptos.

Fim da corrupção?

Para o presidente do Sindafisco (Sindicato da categoria), Mauro Roberto da Silva, o otimismo dos brasileiros, ao acreditar que a corrupção na política pode ter ‘um basta’, é  um combustível para o exercício da democracia. Ao mesmo tempo ele é realista ao observar que “a corrupção não vai acabar”. “Mas”, segundo ele, “pode ser reprimida com a redução da impunidade”, completou o sindicalista.

Mauro Roberto ainda aponta a transparência na arrecadação como mudança necessária para se evitar desvios do dinheiro público. “Para isso, tem que ser dada autonomia à Administração Tributária, para que, livre de interferências políticas, desenvolva uma política tributária justa e igualitária. Inclusive, a PEC 186, que tramita na Câmara dos Deputados, tem essa finalidade. Ela está sendo vista como uma espécie de ‘remédio’ para a corrupção”, disse Mauro.

O presidente do Sindafisco se refere à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186, de 2007, que prevê a retomada do Brasil aos eixos do crescimento sem o aumento de tributos e que vem garantir mais transparência na arrecadação e melhores condições para a fiscalização conter interferências de interesses políticos e privados, resultando em menos brecha para a corrupção.

Com as articulações e mobilizações que têm ocorrido em Brasília, no sentido de sensibilizar sobre da importância do fortalecimento do Fisco - como instituição de Estado, e não de governo - a PEC 186 vem ganhando apoio dos deputados. Mauro Roberto vê a formação de um cenário positivo para a aprovação da matéria, e destaca o bom trabalho realizado pelas lideranças do fisco juto aos parlamentares de seus respectivos Estados. 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS