Ribeirinhos recebem agroindústria de processamento de frutas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Agroindústria de Processamento de Frutas de Cujubim Grande (distante 40 quilômetros de Porto Velho, no médio rio Madeira), inaugurada na tarde de sexta-feira (19), processará as frutas produzidas na região - açaí, abacaxi, acerola, cupuaçu, caju, cajá, goiaba. Com a agroindústria, os pequenos produtores terão aumento na renda familiar, o que pode garantir a permanência das famílias no campo.
A processadora de polpas será administrada pela Cooperativa do Agroextrativismo do Baixo e Médio Madeira – Coomade, que é composta por 100 cooperados e emprega diretamente 14 trabalhadores. A agroindústria possui uma área de processamento com câmaras frias, setor de embalagens, armazenamento e laboratório e a capacidade de processar 600 quilos de matéria prima por hora. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, se configura como a maior Agroindústria do Estado, neste segmento.
A inauguração foi prestigiada por representantes do Ministério da Agricultura, Ibama, Organização das Cooperativas do Brasil, Emater, Câmara de Vereadores de Porto Velho, entre outras entidades.
O representante da concessionária Santo Antônio Energia, Kaio Ribeiro, destacou a importância da agroindústria para o desenvolvimento local, não só de Cujubim Grande, mas de toda a região do entorno, pois os produtores poderão encaminhar as frutas para serem beneficiadas.
É mais uma ação realizada pela Santo Antônio Energia, através do Programa de Ações à Jusante da concessionária, previsto no Plano Básico Ambiental para a implantação da Hidrelétrica Santo Antônio.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!