MP Itinerante encerra atividades na Zona Leste da Capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Projeto MP Itinerante, promovido no período de 15 a 20 de fevereiro, na região Leste de Porto Velho, resultou no atendimento de 1.946 pessoas. Conforme relatório final dos trabalhos, foram emitidas 70 carteiras de identidade; aplicadas 92 vacinas; realizados 250 exames de mamografia e 146 consultas médicas, dentre outros serviços. A maior parte dos atendimentos ocorreu no último sábado (20/02), durante um grande mutirão de ações na Escola Marcelo Cândia, localizada no bairro Marcos Freire.
Sob a coordenação do Ministério Público de Rondônia e com o apoio de instituições públicas e privadas, o MP Itinerante é uma mobilização em favor do acesso à Justiça, à saúde e à cidadania, junto a regiões carentes do Estado. A iniciativa tem como objetivo central promover uma verificação da realidade de comunidades menos favorecidas para embasar a atuação do MP em benefício desses cidadãos.
Moradora da zona Leste, a dona de casa, Hosana de Sena, que levou o filho de 13 anos para obter a carteira de identidade, ressaltou o aspecto social do projeto, executado no bairro onde vive. “Moramos longe do centro da cidade e depender de ônibus pra tudo não é fácil. Às vezes, a gente perde a vaga, por não conseguir chegar cedo o suficiente. É importante aproveitar oportunidades como esta”, afirmou.
Rosana Costa disse que a iniciativa chegou em boa hora à comunidade. Apresentando um quadro de dengue há uma semana e aguardando uma consulta para o próxima dia 25, ela foi avaliada pela equipe médica durante o projeto. “Gostei muito e acho que precisamos de outras atividades assim na nossa região”, disse.
As moradoras fizeram parte das centenas de pessoas que chegaram à Escola Marcelo Cândia na manhã de sábado para receber atendimento. Para se ter ideia da amplitude dos trabalhos, no local, das 8h às 13h, foi contabilizada a emissão de 70 carteiras de identidade pelo Instituto de Identificação. Já as consultas médicas (17ª BIS e Semusa) resultaram em 146 atendimentos; consultas odontológicas (17ª BIS), 20; vacinação (Semusa), 92; testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites (Agevisa), 85. O INSS prestou 22 atendimentos. O Ministério do Trabalho e Emprego, 50; Sepoad, 200; Senac, 94 e IEL, 91.
O encerramento do projeto na Escola Marcelo Cândia também foi marcado por um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypit. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Exército, Cruz Vermelha e Corpo de Bombeiros vistoriam casas do bairro e prestaram esclarecimento aos moradores.
Semana
Ainda durante a semana, como parte das ações do MP Itinerante, o Hospital do Câncer de Barretos realizou 250 mamografias e a Uniron prestou 36 assistências jurídicas. Já a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou a análise de água de 48 residências e prestou 356 atendimentos e entrega de hipoclorito de sódio.
São parceiros do MP Itinerante a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª BIS); Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Faculdade Uniron; Hospital do Câncer de Barretos; Correios; Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Secretaria Municipal de Saúde (Semusa); Superintendência de Políticas Sobre Drogas (Sepoad); Fhemeron; INSS; Sesc; Senac e IEL.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!