Prefeitura traça estratégias para o "Dia D" de combate ao transmissor da dengue

Prefeitura traça estratégias para o "Dia D" de combate ao transmissor da dengue

Prefeitura traça estratégias para o

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) alarmada com a atual situação de emergência no país, realizou na manhã desta sexta-feira (19) uma reunião no Ifro, urbano, para traçar estratégias na mobilização do "Dia D" no combate ao transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, marcado para os dias 26 e 27 de fevereiro.

Na reunião estiveram presentes representantes do Município e Governo do Estado, para que as ações sejam concretizadas em todas as esferas. O mutirão realizará a cobertura dos setores 9 e 10, para que sejam alcançados os 100% de fiscalização dos 47 mil imóveis contabilizados na região.

O trabalho de fiscalização de focos da larva do mosquito mantém de forma contínua, até atingir-se 100% de residências e imóveis da cidade, locais de risco trabalhando com a limpeza para eliminar criadouros e focos de larvas como a distribuição de sacolas verdes para a coleta seletiva de lixo, que também ocorre. Conforme o setor responsável, são no total 47 mil imóveis, sendo que no mês de janeiro as visitas contabilizam 21.623 imóveis, 45.4% e neste mês, ainda não concluído, já foram fiscalizados 19.015 imovés, 40%.

O objetivo é reforçar as ações do município, buscando ampliar orientações e atividades para prevenção dos agraves causados pelo mosquito . " Estamos intensificando esse trabalho de combate a esses transmissores, mas é de suma importância a colaboração de toda a comunidade, no sentido de prevenção. O lixo doméstico, o acúmulo de água em pneus velhos, caixas d´água são alguns dos locais propícios para a criação do mosquito transmissor", ressalta o Secretário Municipal de Saúde.

O Ministério da Saúde determina às prefeituras a competência sobre a captura de vetores, levantamento de índices de infestação, eliminação de mosquitos e larvas e ações de controle químico para eliminar vetores e criadouros, porém o MS também pede que as pessoas cuidem da limpeza de suas residências, sendo a prevenção a melhor forma de se evitar a dengue é combatendo os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. " Tivemos uma confirmação de dengue, após 31 notificações em janeiro. Constatamos seis casos de suspeita do zika vírus, ainda não confirmados, pois se trata de sintomatologia, a partir das amostras de sangue esperamos o resultado chegar do laboratório para a confirmação ou não", expôs Francieli Lando, coordenadora do setor de Epidemiologia de Ariquemes.

No dia 26 a concentração está marcada na Praça do setor 9. E no dia 27, na Escola Municipal Roberto Turbay.

Para o cidadão interessado em colaborar com participação no "Dia D", 26 e 27 deste mês, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, setor de Atenção Básica no telefone: (69) 3536-4729.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS