Você está retendo água ou gordura? Saiba se está inchada ou acima do peso

Você está retendo água ou gordura? Saiba se está inchada ou acima do peso

Você está retendo água ou gordura? Saiba se está inchada ou acima do peso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nutricionista ensina a diferença entre o aumento de gordura e o acúmulo de água no corpo.

O aumento de gordura localizada e a retenção de líquido são dois inimigos de quem deseja reduzir medidas. Contudo, como o inchaço também reflete em um aumento na balança, muitas pessoas confundem o acúmulo de água com o aumento da gordura no corpo.

O que é gordura localizada?

A gordura localizada é causada pelo aumento de peso

De acordo com a nutricionista Evelin R. Siqueira, da Clínica Dr. Família, a gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo (gorduroso) em determinadas regiões do corpo, principalmente quadril e abdômen. “A gordura localizada está relacionada ao sobrepeso decorrente de uma má alimentação e da ausência de exercícios físicos”, completa.

O que é retenção de líquido

A retenção de líquido consiste em um acúmulo de água nos tecidos periféricos relacionado aos eletrólitos, como sódio e potássio, e aos hormônios. As causas do problema vão desde desequilíbrios hormonais e consumo de alimentos ricos em sal até alterações no período pré-menstrual e uso de medicamentos.

“A retenção pode alterar o peso corporal em até três quilos. As áreas mais afetadas são pés, barriga, mãos, pernas e tornozelos”, afirma a especialista.

Pressionar a pele com os dedos ajuda a identificar o inchaço

Diferença entre inchaço e gordura

Segundo Evelin, por meio de um teste simples é possível saber se o aumento na balança e nas medidas é apenas inchaço ou quilos extras.

O truque é, com os dedos em pinça, apertar a pele por apenas dois segundos e observar. “Se depois de pressionar a pele por esse tempo, a marca do dedo permanecer durante três segundos ou mais é sinal de que existe líquido retido naquela região”, explica.

Ainda de acordo com a nutricionista, pessoas que desejam fazer uma avaliação mais detalhada da composição corporal podem procurar um especialista para realizar um exame chamado Bioimpedância. “Ele avalia a quantidade de massa magra, massa gorda e quantidade de água intra e extra celular”, finaliza.

                                       

 

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS