Etanol sobe em 21 estados, Rondônia teve a segunda maior alta do País

Etanol sobe em 21 estados, Rondônia teve a segunda maior alta do País

Etanol sobe em 21 estados, Rondônia teve a segunda maior alta do País

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os preços do etanol hidratado, que é usado diretamente no tanque dos veículos, subiram ao consumidor final de 21 Estados entre 20 e 26 de dezembro, na comparação com a semana anterior, conforme dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A maior alta foi observada no Distrito Federal (8,8%), em Rondônia (4,1%) e na Paraíba (2,2%).

Em São Paulo, maior centro de combustíveis do país, a valorização foi de 0,39% no intervalo, com o litro sendo vendido, em média, a R$ 2,558. Nesse Estado, a relação entre os preços do etanol e da gasolina permanece acima de 70% (73,88%). A vantagem econômica de abastecer com etanol em vez de gasolina só existe quando essa relação é inferior a 70%. A condição não existe hoje em nenhum Estado brasileiro.

Neste ano, o etanol foi competitivo em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas perdeu vantagem para a gasolina a partir de setembro, quando os preços do biocombustível subiram acima da alta do derivado fóssil.

O Estado que está com a paridade mais próxima do 70% é Mato Grosso (71,2%).

Entre 20 e 26 de dezembro, o preço médio do etanol ao consumidor final caiu em 5 Estados, sendo que a maior retração foi observada em Alagoas (1,64%), onde neste momento ocorre a moagem de cana-de-açúcar da safra 2015/16.

No mesmo intervalo, os preços da gasolina subiram ao consumidor em 17 Estados, caíram em sete e ficaram estáveis em três.

Na usina em São Paulo, os preços seguem de lado. O indicador Cepea/Esalq para o hidratado na indústria em São Paulo apresentou recuo de 0,56%, a R$ 1,7031 o litro. Em quatro semanas, o indicador acumula alta de 0,34%.

Apesar dos preços elevados do etanol hidratado ao consumidor, a demanda ainda segue aumentando frente a igual intervalo do ano passado. Conforme a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), as vendas de hidratado feitas pelas usinas no mercado interno cresceram na primeira quinzena de dezembro 17,9%, para 763 milhões de litros frente a igual intervalo do ano passado.

No acumulado da safra, desde abril até 15 de dezembro, o total vendido de hidratado internamente pelas usinas é de 13,156 bilhões de litros, 39% superior a igual período do ano passado. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS