MPF verifica situação de direitos sociais em aldeias indígenas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No período de 27 a 29 de novembro equipe do Ministério Publico Federal (MPF) composta por procurador da República, servidores e médica voluntária, foi até o Distrito de Surpresa, a 180 quilômetros do município de Guajará-Mirim e dali até as aldeias de Sagarana, Pedral, Baía da Coca e Baía das Onças, a fim de realizar os trabalhos.
O objetivo foi tomar depoimentos e fazer inspeções no interesse de procedimentos investigatórios em curso na unidade do MPF em Guajará-Mirim. O MPF ouviu as reivindicações das comunidades indígenas e expôs sobre as medidas que tem adotado na defesa de seus direitos.
Para o procurador da República Daniel Dalberto, é essencial conhecer a realidade local e, em conjunto com os indígenas, encontrar soluções: "Constatamos algumas situações críticas e preocupantes, que nos darão muito trabalho, como a falta de água potável, de postos de Saúde e escolas em condições mínimas de dignidade em algumas aldeias. Por outro lado, é gratificante perceber a preocupação dos índios em preservar a floresta e manter seus conhecimentos tradicionais”.
Afirmou ainda, que a participação de profissional da área médica foi de grande importância para esclarecer as questões, tanto ao MPF nas investigações, quanto aos interessados para melhor utilização dos serviços.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!