Previsão de poucas chuvas afasta risco de enchente no inicio de 2016
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Especialistas em clima estiveram reunidos em Porto Velho na última quinta-feira (3), para a elaboração de estratégias para o próximo período de cheia na região. E a previsão é animadora, quando o assunto se refere a risco de enchente nos primeiros meses de 2016.
Eles anunciaram que haverá a diminuição do volume de chuvas, o que diminui a possibilidade de enchente em Rondônia e Acre. Estiveram No encontro representantes do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) CPRM (Serviço Geológico do Brasil) e Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, além de integrantes da Defesa Civil do Mato Grosso, Acre e Rondônia.
O coordenador da Defesa Civil do acre, coronel Bombeiro Carlos Batista, apresentou um relatório completo das ações aplicadas durante a cheia do Rio Acre, que atingiu seis cidades do estado, incluindo a capital Rio Branco, deixando mais de vinte mil desabrigados.
Foi o coronel aliás, que comandou as ações da Defesa Civil durante cheia histórica do Madeira, que deixou o Acre isolado por sessenta e quatro dias.
“ Viemos em busca de informações climáticas que podem nos ajudar muito na elaboração de um plano de ação para enfrentar uma possível enchente. Ter em mãos esses dados nos dá mais segurança para atuarmos. Estamos sempre em alerta para essas variações climáticas e vimos aqui que as previsões são boas, o que nos dá certa tranquilidade”, comentou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!