Lançamento de selo e carimbo marcam comemoração dos 40 anos de fundação da P. M
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Mesmo com a forte chuva que caiu sobre Porto Velho na tarde da última quinta-feira (26), a Polícia Militar realizou formatura geral para comemorar os 40 anos de criação no Estado de Rondônia. Na solenidade, o comandante-geral, coronel Nilton Gonçalves Kisner, fez a entrega das Medalhas Forte Príncipe da Beira e dos 40 anos da instituição. No encerramento, houve também o lançamento do selo e carimbo comemorativos à data.
Autoridades civis e militares participaram da solenidade comemorativa
Autoridades civis e militares participaram da solenidade comemorativa
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rowilson Teixeira; o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antonio Reis; entre outras autoridades participaram do evento.
Na Ordem do Dia, que é a mensagem da Polícia Militar lida pelo o comandante-geral, foram lembrados os pioneiros integrantes da extinta Guarda Territorial. A Polícia Militar esteve presente em todos os momentos da história, ajudando a construir o alicerce do que é hoje o Estado de Rondônia. O coronel Kisner agradeceu à sociedade rondoniense, observando a participação de todos na construção da Polícia Militar. “Caro cidadão, você é a razão de existir da Polícia Militar, pois sem o povo não há polícia, e sem a polícia não há povo, não há cidadania, portanto, muito obrigado pela confiança em nós depositada”.
Dizendo que o momento era de agradecimento, o coronel Kisner lembrou as autoridades constituídas. “Obrigado pelo respeito atribuído à nossa Corporação, isso nos faz ainda mais zelosos em nossa missão constitucional. E a cada policial militar, do mais moderno ao mais antigo, sendo comandante ou comandado, que ajudaram a construir essa história no decorrer do tempo; e aos que hão de vir, que sejam sempre comprometidos, fortes, destemidos e leais aos valores da briosa Polícia Militar”.
HISTÓRIAS DE HOJE E AMANHÃ
Em sua fala, o comandante disse que “no passado, podemos incluir todos aqueles valorosos pioneiros, que deixaram sua terra natal, com coragem e determinação para servir e proteger num local ainda desconhecido. Pessoas estas, a quem nós rendemos nossas sinceras homenagens, pois foram elas que depositaram aqui todos os sonhos, suor e algumas vezes sangue (no caso dos que tombaram no exercício do dever), sacramentado o seu juramento de servir e proteger, mesmo com o risco da própria vida, para que hoje, tivéssemos indelével nossa Polícia Militar do Estado de Rondônia, instituição forte e respeitada diante dos Poderes Constituídos”.
Sobre o hoje, ele afirmou que “com 40 anos de história, temos uma Corporação jovem em relação à de outros estados, porém, que não deixa nada a desejar, pois somos reconhecidamente uma instituição respeitada no cenário nacional, pelo fato de muitos de nossos militares serem mobilizados a atuar com galhardia em outros estados por meio da Força Nacional ou mesmo na condição de instrutores ou coordenadores de curso junto à Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública], elevando sempre o bom nome de nossa Instituição. Motivo este, que nos enche de orgulho, em envergar tão honroso uniforme, pois onde tocar o solado do coturno de um policial militar, este de cabeça erguida poderá dizer: eu pertenço à Polícia Militar do Estado de Rondônia”.
Para o comandante-geral da PMRO, o amanhã “começa com a construção do futuro, com a junção dos esforços de todos. Manter a esperança de dias melhores, com a certeza de que a tríade de valores, cultivada por este comando em relação aos seus subordinados – humanização, a harmonia e a valorização profissional – implicará em melhor prestação de serviço ao povo, e assim nossa Corporação continuará, 40 anos mais, servindo e protegendo a sociedade rondoniense, “porque também somos destemidos pioneiros”.
SELO
O selo lançado pelos Correios destaca em primeiro plano a logomarca dos 40 anos de fundação da PMRO. O carimbo circulará nas correspondências postadas na agência Central de Porto Velho pelo período de 30 dias. O lançamento foi conduzido pelo diretor regional dos Correios, Sergio Simão de Araujo; e a primeira peça comemorativa foi carimbada pelo desembargador Rowilson Teixeira; a segunda pelo secretário Antonio Carlos dos Reis; e a terceira pelo coronel PM Kisner.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!