Pecuaristas de Rondônia têm até sexta-feira para declarar vacinação contra febre aftosa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), alerta aos criadores de bovinos e bubalinos que o prazo para declarar a vacinação contra febre aftosa encerra-se na próxima sexta-feira (20). Até a manhã de hoje (18), 85,6% do rebanho em Rondônia foram declarados, ultrapassando 13,13 milhões de animais.
Mais de 78 mil produtores rurais já declararam a vacinação do rebanho, representando cerca de 85% dos pecuaristas de Rondônia. Para fazer a declaração, o produtor deve ir à Idaron levando a nota fiscal de compra da vacina e a relação do rebanho por sexo, faixa etária e se é de corte ou de leite.
Há mais de dez anos, o Estado apresenta índices maiores de 99% de vacinação e declaração nas campanhas de vacinação. Segundo o presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, o objetivo nesta etapa é manter esta média. O produtor que não declarar a vacinação poderá ser multado.
O gerente de Defesa Sanitária Animal da Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, explica que o sucesso da vacinação se deve à conscientização do produtor rural. “Em todas as campanhas o pecuarista tem atendido ao nosso chamado e tem vacinado e declarado o rebanho. É esta parceria entre o produtor e os serviços oficiais que garantem nosso mercado de carne aberto”.
O Estado de Rondônia é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação desde 2003. O último caso da doença em Rondônia aconteceu 1999, no município de Pimenteiras do Oeste.
Rondônia possui o sétimo maior rebanho do país, sendo o quinto maior exportador de carne e o oitavo maior produtor de leite do Brasil.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!