Reassentados rurais são orientados sobre a importância da vacinação bovina

Reassentados rurais são orientados sobre a importância da vacinação bovina

Reassentados rurais são orientados sobre a importância da vacinação bovina

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma capacitação em campo contribuiu para o aprimoramento das práticas de bovinocultura

Com o objetivo de impulsionar as práticas da bovinocultura leiteira no Reassentamento Rural Coletivo, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) – concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, tem proporcionado aos produtores, capacitações quanto à importância da vacinação do gado. A mais recente foi realizada em 22 de outubro, na propriedade do senhor Gessé Bezerra Paiva. Tais ações fazem parte do Programa de Remanejamento das Populações Atingidas, desenvolvido pela empresa.

A capacitação em campo contou com a parceria da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia - EMATER/RO, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON/RO e da Ampliari Serviços em Meio Ambiente Ltda, responsável pela assistência técnica e social da UHE Jirau. Cerca de 50 pessoas estiveram envolvidas, entre técnicos, reassentados e convidados.

Durante as palestras, os produtores obtiveram conhecimento sobre a higienização e manuseio da pistola, bem como do processo para a vacinação nos animais. Após as orientações, a equipe técnica realizou a vacinação assistida, momento em que os participantes acompanharam de perto todos os procedimentos necessários para aplicação das vacinas contra a raiva, febre aftosa, clostridiose (carbúnculo) e brucelose. 

De acordo com o gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, a capacitação teve por objetivo incentivar e qualificar os produtores. “A Usina Jirau tem contribuído para aprimorar o conhecimento. O resultado é o crescimento na produção e o aumento na renda da família. Além disso, é importante enfatizar que a capacitação colabora para que o produtor realize a vacinação do seu rebanho de forma mais assertiva, possibilitando maior sanidade para os animais”, destaca.

Ainda durante a capacitação, foram doados equipamentos e insumos, como despolpadora, moenda de cana, farinheira, mudas de café e calcário. Na oportunidade, a Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau – COOPPROJIRAU, foi contemplada com uma despolpadora de açaí. Este equipamento será implantado para o processamento e envaze da fruta, oriunda de extrativismo da região de Nova Mutum Paraná. A comercialização será feita para comerciantes e terceiros.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS