Relatório da 319 convence IBAMA a suspender embargo na rodovia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A expedição pela BR 319 realizada no final do mês passado por uma caravana de políticos, empresários e jornalistas que percorreram o trecho entre Porto Velho e Manaus surtiu efeito positivo junto ao IBAMA.
Numa reunião ontem em Brasília, os senadores Acir Gurgaz (PDT-RO) e Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), que propuseram a viagem apresentaram um robusto relatório á presidente do IBAMA Marilene Santos e comprovaram que as obras de recuperação do trecho, embargadas pelo órgão a mais de trinta dias, em nada afetavam o meio ambiente.
Os argumentos dos senadores, que integram a Comissão de Infra Estrutura do Senado, foi suficiente para que a presidente do órgão anunciasse um acordo para suspender o embargo e autorizar a retomada das obras para aproveitar o período que ainda resta de estiagem.
Pelo que foi proposto, a execução dos serviços será restrita a manutenção da pista com largura de 9 metros e das laterais, com 3 metros cada, chegando a uma largura total de quinze metros, incluindo o acostamento.
O outro entrave agora é quanto uma liminar da justiça federal no Amazonas, que acatou pedido do MPF e determinou a suspensão dos serviços no trecho. O IBAMA vai atuar junto á justiça para ratificar o relatório do senado e pedir que a determinação seja suspensa.
Com a suspensão do embargo, ainda é possível que as obras sejam retomadas ainda esse mês, mas como o período chuvoso já se aproxima, o trabalho será concentrado para que no prazo máximo de 2 anos, seja expedida autorização para as obras de pavimentação definitiva da rodovia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!