Município recebe direito de integrar o Sistema Nacional de Trânsito

Município recebe direito de integrar o Sistema Nacional de Trânsito

Município recebe direito de integrar o Sistema Nacional de Trânsito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais uma vitória para Jaru. O trânsito jaruense foi municipalizado, e desde 13 de outubro de 2015 passa a integrar o Sistema Nacional de Trânsito, conforme termo da resolução do CONTRAN nº 296/2008.

Desta forma, a partir de agora, o município tem legalmente o direito de desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação para o trânsito, entre outras ações.

A municipalização do trânsito, exigida desde 1998 com o Código de Trânsito Brasileiro, e a Lei de Mobilidade Urbana, vigente desde abril de 2012, trazem diretrizes aos municípios para oferecer eficiência na gestão do trânsito, segurança nos deslocamentos e qualidade do transporte.

A lei de Mobilidade Urbana exige que até 2015 as cidades com mais de vinte mil habitantes, que correspondem a 29,7% do total, apresentem seus planos de mobilidade para receber recursos federais para o setor. No Brasil, desses 1.653 municípios 52,9% (874) concluíram a municipalização do trânsito.

De acordo com o gerente municipal de Trânsito, Neir de Carvalho, com a municipalização é possível atender melhor às necessidades dos cidadãos jaruenses. “ Agora estaremos regulamentados para desempenhar nossas funções voltadas ao trânsito, desde pedestres, veículos não motorizados, estacionamento, e veículos particulares e coletivos”, frisou.

Neir ressaltou que essa é uma luta de quase três anos, mas que agora, felizmente deu certo. O gerente ainda destacou a grande importância da Câmara de vereadores, em entender a necessidade da municipalização e por terem, prontamente, votado a JARI, “ Foram essenciais”, disse.

A prefeita Sonia Cordeiro lembrou que a cidade está crescendo e o trânsito é uma preocupação constante. “A municipalização nos dará mais ferramentas e legalidade para que possamos fazer um trânsito melhor e mais seguro”, finalizou.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS