Serviço de Atendimento Médico Domiciliar ganha novos veículos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um dos trabalhos mais populares da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foi fortalecido com seis novas caminhonetes e automóveis. É o Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (Samd), que atende aos doentes em suas residências e foi responsável por mais de 13.400 visitas em 2014. As ações de combate à dengue também foram contempladas com outras seis caminhonetes, que servirão também aos municípios onde a incidência da doença fugir do controle. Os veículos foram entregues na tarde de terça-feira (6).
Responsável pela redução da ocupação de leitos hospitalares nos casos de diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, respiratórias, sequelados por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e pacientes com câncer terminal, o Samd agrupa profissionais, como assistentes sociais, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, além de agentes administrativos e motoristas. Eles são recebidos com carinho nas residências que prestam atendimento. Em 2014, realizaram mais de 10 mil consultas.
A relevância do trabalho, que se confirma pelos números apresentados, rendeu elogios ao diretor do serviço, o médico Leonardo Pinto, durante o ato de entrega dos veículos. O diretor foi econômico nas palavras, mas expressou que é impossível fazer um bom trabalho sem uma equipe dedicada. “Temos o compromisso de levar atendimento e carinho aos doentes acamados, e que podem ser tratados em casa”, afirmou.
A forma como o diretor conduz o serviço também foi elogiada pelo secretário estadual da Saúde, Williames Pimentel, durante o evento.
O governador Confúcio Moura reconheceu o valor do Samd para a saúde em Rondônia e destacou que esse trabalho ajuda a esvaziar leitos em unidades, como o Hospital João Paulo II, em Porto Velho.
“Este trabalho iniciou com poucos recursos. Não havia sequer motocicleta para levar os profissionais. O diretor Leonardo Pinto foi determinado e persistente até consolidar o serviço”, elogiou o governador.
Confúcio também falou sobre a origem do Samd, criado pelo governo Federal pelos ex-ministros da Saúde Alceni Guerra e Henrique Santillo.
GASTAR BEM
Confúcio também destacou a importância dos veículos destinados à Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) e que serão utilizados no combate à dengue. Ele explicou que, por falta de recursos, os prefeitos não conseguem resolver seus problemas e o estado precisa levar o socorro à população.
Para fazer frente às demandas que surgem no momento em que a crise econômica faz com que o governo Federal reduza os repasses, Confúcio disse que a saída é gastar bem o dinheiro disponível e fazer o melhor. O governador encerrou fazendo elogios aos servidores da Sesau, dizendo que foi a dedicação de todos que fez com que a situação nas unidades estaduais mudasse em relação ao início do primeiro mandato. “Muito obrigado a todos vocês”, reforçou.
No total, os 12 veículos custaram R$ 320 mil, recursos do Ministério da Saúde com contrapartida do governo de Rondônia.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!