Projeto visa melhoria genética e mais produção de leite

Projeto visa melhoria genética e mais produção de leite

Projeto visa melhoria genética e mais produção de leite

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com uma produção de mais de 2,6 milhões de litros de leite/dia, a produção de leite de Rondônia vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Hoje o estado ocupa o oitavo lugar no ranking nacional de produção leiteira. A implantação de novas agroindústrias do leite também cresce a cada ano e o estado, aos poucos vem se consolidando como um dos mais promissores mercados para a agroindustrialização do produto.

O cenário é bom, mas ainda precisa melhorar. Um projeto nascido da parceria público-privada já deu o primeiro passo e trouxe a proposta de produzir mais leite com aumento da produtividade e lucratividade para todos. A idéia é implantar um sistema tecnificado de produção de leite a pasto, com foco na inserção de tecnologia, melhoria genética do rebanho leiteiro, sanidade animal e assistência técnica direta.

O projeto “Mais Leite 2018” envolve o governo do estado de Rondônia, através das ações da Secretaria de Agricultura e da Emater-RO, o Banco da Amazônia e o Condomínio Don Henrique, proprietário da agroindústria Leite Fresquinho.  Inicialmente será destinado a produtores cuja produção supere 200 litros de leite/dia, que já trabalham com tecnologia em sua propriedade e que se disponham a investir mais em tecnificação. “Cerca de seis por cento dos produtores de leite do estado encontram-se hoje nessa faixa produtiva”, diz Gilvania Carvalho, médica veterinária e extensionista da Emater-RO.

O condomínio Don Henrique disponibilizará embriões geneticamente melhorados de vacas girolando, ¾ e meio sangue. Os produtores poderão adquirir esses embriões com financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no âmbito do Mais Alimento, através do Banco da Amazônia.

O Pronaf Mais Alimento oferece uma taxa de juros que gira em torno de 2,5% a 5,5% ao ano, dependendo da operação. No caso de operações para animais de recria e engorda a taxa de juros é de 4,5% ao ano, com limite de financiamento de 15 mil reais e prazo para reembolso de até dois anos, incluídos um ano de carência.

A inserção de embriões melhorados através do projeto Mais Leite 2018 deverá trazer bons resultados o estado.  Rondônia, que conta com aproximadamente 37 mil produtores de leite e uma produção média, 4,5 litros de leite/dia por animal, terá entre os produtores inseridos no processo, o aumento da produtividade para uma média de 10 litros de leite/dia. A expectativa é que, com essa ação, a produção aumente em cerca de 1,5 milhões de litros de leite/dia.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS