Outubro Rosa alerta para prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa alerta para prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa alerta para prevenção do câncer de mama

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

‘Sempre participei dessas campanhas e após um desses exames descobri que eu tinha câncer. Não me desesperei e fiz tudo o que os

médicos receitaram e depois de três meses de tratamento eu me curei’. O relato é de Maria Aparecida, moradora do bairro Parque Fortaleza, durante abertura oficial da campanha outubro rosa, nesta quinta-feira 01 de outubro na Unidade Básica de Saúde Luiz Moreira.

O exemplo de Maria serve para alertar todas as mulheres do município para importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o secretário Fabiano Amorim todas as Unidades Básicas irão realizar além dos exames, reuniões de orientação com gestantes em todos os horários. “Faremos as consultas na zona rural também e vamos levar dentistas, enfermeiros e realizar palestras”, informou Fabiano. Para o vereador César Condack mais facilidade para os moradores. “As vezes a pessoa não faz o exame por causa do horário. Atendendo em todos os turnos, acredito que vá facilitar a vida dos moradores não só desse bairro mas de todos os outro”, afirmou.

O câncer de mama é uma das doenças que mais recebem atenção da área médica, mas, mesmo assim, ele ainda está entre os maiores medos das mulheres. Sentimento que Jéssica Moura de 30 anos, superou em nome da saúde.  ‘Eu morria de medo de fazer esse exame e eu nem sei explicar o por que. Mas criei coragem porque com saúde não se brinca e vi que não tinha nada’ conta aliviada. Apenas 10% dos cânceres de mama têm origem genética, os outros 90% são casos esporádicos, que estão ligados a fatores de risco, como o consumo de alimentos com alto risco de serem cancerígenos, exposição à radiação, menarca precoce, nuliparidade (não ter filhos), entre outros, por isso o cuidado deve ser constante. ‘Não pode se descuidar, as mulheres tem que perder a vergonha e fazer o preventivo, e ver que é um bicho de sete cabeças é rápido e pode salvar a vida da pessoa”, orientou Maria Aparecida.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS