Secretarias se unem em ações na Campanha de Hanseníase e Geohelmintíase

Secretarias se unem em ações na Campanha de Hanseníase e Geohelmintíase

Secretarias se unem em ações na Campanha de Hanseníase e Geohelmintíase

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura Municipal de Ariquemes em ação conjunta com a Secretaria de Saúde e Saneamento (Departamento de Atenção Básica) Secretaria Municipal de Educação, realizam ações na “Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase” que acontece nos meses de agosto a outubro, uma das estratégias definidas pelo Ministério da Saúde (MS) para o enfrentamento da Hanseníase e Geohelmintíase no período de 2012 – 2015.

A campanha no Brasil tem como público alvo 9.300.000 estudantes da faixa etária de 05 a 14 anos em aproximadamente 38.000 escolas nos 720 municípios prioritários. Rondônia tem como público alvo 177.154 estudantes de 549 escolas de 24 municípios prioritários para Hanseníase, incluindo a capital, 04 destes também prioritário para Tracoma e todos estes para Hanseníase e Geohelmintíase.

Em Ariquemes a campanha alcança aproximadamente 30.000 alunos de 35 escolas, do Município e também alcança as escolas rurais.

 As atividades da Campanha incluem mobilização e orientações aos professores e escolares, antes da oferta da dose do anti-helmíntico e do preenchimento de formulário do método espelho.

No período de 01 de agosto a 30 de Outubro de 2015, os profissionais das unidades básicas de saúde em parceria com profissionais da educação dos municípios elencados realizarão a campanha distribuindo formulários (ficha de autoimagem) que consiste em um formulário a ser preenchido por pais e/ou responsáveis a respeito de sinais e sintomas sugestivos da hanseníase. Bem como sobre o histórico familiar da doença. Esta ficha será devolvida à escola e a equipe de Estratégia de Saúde da Família examina cada aluno que apresentar mancha.

A campanha tem o objetivo de reduzir a carga parasitária de geohelmintosnos escolares de ensino público fundamental mediante tratamento coletivo com Albendazol; como também identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho” (utilização de formulário de mapeamento de lesões) e referenciar a rede básica de saúde para confirmação diagnóstica e tratamento.

A meta é Investigar os sinais e sintomas da hanseníase em 70% dos escolares através da ficha de autoimagem (método screening). Tratar 80% dos escolares para geohelmintíase.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS