A Receita Federal vai fazer, nesta quinta-feira (24), o leilão virtual de 191 veículos, entre carros de passeio, utilitários, caminhões e ônibus.
O valor inicial dos lances varia de R$ 265 (um Monza 1.8 de 1991) a R$ 59.328 (caminhão Mercedes Benz de 2009). Podem participar tanto consumidores quanto empresas, de qualquer lugar no país.
Os veículos são fruto de operações de apreensão realizadas pelo órgão. Eles estão em Ponta Porã (MS); só podem ser vistos lá e devem ser retirados lá após o leilão.
A Receita informa que eles serão leiloados da mesma forma como foram apreendidos. Todos têm motor, mas muitos possuem apenas banco do motorista. Além disso, a maioria está estacionada, sem circular, há vários meses.
A lista completa dos veículos à venda está disponível no site da Receita: http://zip.net/bwrg1g (link encurtado). O número do edital é 0145300/000002/2015.
Como participar
Para fazer uma proposta, é necessário ter um certificado digital válido (espécie de CPF ou CNPJ eletrônico). O certificado pode ser adquirido nos Correios (http://zip.net/bkqtZT).
Com o certificado, acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (http://zip.net/bxp7kj). Depois, clique em "Sistema de Leilão Eletrônico" e vá até a categoria "veículos". Escolha o carro que deseja comprar e faça uma proposta.
As propostas poderão ser cadastradas no site da Receita Federal até as 18h desta quarta (23). As propostas que forem classificadas vão participar de uma sessão pública de lances às 9h da quinta.