MP implanta novo sistema de tramitação eletrônica de feitos

MP implanta novo sistema de tramitação eletrônica de feitos

MP implanta novo sistema de tramitação eletrônica de feitos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os sistemas de informática do Ministério Público do Estado de Rondônia já estão se comunicando, desde julho deste ano, diretamente com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema de tramitação eletrônica de feitos do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO), por meio da ferramenta denominada Gabinete. Além do Ministério Público de Rondônia apenas os Ministérios Públicos dos Estados de Minas Gerais (MP/MG) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) implantaram esse tipo de sistema.

Com a nova ferramenta, os processos encaminhados ao MP/RO são recebidos e distribuídos aos membros. Após atuação do membro, a peça processual é enviada automaticamente para o PJe. A medida garante aumento na celeridade da tramitação dos processos e assegura a independência e autonomia do MP, além de proporcionar maior segurança e controle.

O novo sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) sob orientação da Procuradoria-Geral de Justiça e Corregedoria-Geral do MP/RO. “Tudo isso só foi possível com a colaboração de Promotores de Justiça para concepção da ferramenta”, destaca o diretor da DTI, Saulo Roberto Nascimento, acentuando que “a ferramenta tem um potencial muito grande para, futuramente, absorver todos os outros mecanismos de gerenciamento de processos judiciais e extrajudiciais”.

O sistema Gabinete foi apresentado na reunião do Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação (CPTI) durante a 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ocorrida em Brasília nos dias 3 e 4 de setembro, sendo muito bem recebida e elogiada pelos demais de Diretores da área de TI dos MPs dos Estados integrantes do grupo.

A implementação do PJe atende o disposto na Lei nº 11.419/2006 e na Resolução CNJ nº 185/2013. De acordo com a Resolução, o sistema deverá ser unificado e implementado em todas as unidades do Poder Judiciário até 2018.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS