Município avança com a regularização urbana
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cerca de 2800 proprietários de lotes urbanos de Ji-Paraná já foram contemplados pelo Programa Municipal de Regularização Fundiária, por
meio do ITBI reduzido ao valor de R$ 50,00. A Lei Municipal 2569/2013 garante o valor reduzido até o dia 31 dezembro de 2015. A regularização é um importante fator de crescimento do município, pois fomenta o mercado da construção civil e imobiliário, garante segurança jurídica aos proprietários e valoriza os imóveis.
Hoje em solenidade, realizada no auditório da Secretária Municipal de Educação (Semed), o prefeito municipal, Jesualdo Pires (PSB), realizou a entrega de 500 Títulos Definitivos e afirmou que a intenção da municipalidade é continuar incentivado a escrituração dos terrenos.
“A prefeitura ao facilitar e incentivar a regularização dos lotes urbanos, ela passa a contribuir também para o crescimento econômico da cidade. Ji-Paraná está avançando muito no quesito regularização fundiária. Hoje estamos muito perto de termos 100% dos lotes urbanos regularizados”, disse Jesualdo.
O prefeito lembrou ainda que nos próximos meses deverão ser entregues mais 3000 títulos definitivos, esses por meio do Programa Estadual Título Já, uma parceria firmada entre Prefeitura e o Governo do Estado.
Já a Secretária Municipal de Regularização Fundiária, Dra Leni Matias, ressaltou que após a redução do Imposto sobre a Transferência de Bens e Imóveis (ITBI), a procura da população pela regularização aumentou consideravelmente. “Hoje nossa equipe atende diariamente cerca de 25 a 30 pedidos de emissão de títulos. Nossa equipe tem trabalhado muito para atender a todos da melhor forma possível”, ressaltou.
Presente a solenidade, o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) elogiou a ação municipal em buscar formas de desenvolver a cidade e anunciou que colocou cerca de 50% de suas emendas para Ji-Paraná. “Dá gosto alocar recursos para Ji-Paraná porque estamos vendo os investimentos saírem do papel. São várias obras em execução e nosso gabinete está a disposição desta cidade”, garantiu.
A solenidade contou ainda com a presença dos vereadores Nilton Cezar, Lorenil Gomes, Márica Regina, Silvia Cristina, Junior do Postinho, Joziel Brito, C Gomes, Edilson Vieira, Jesse Mendonça e Afonso Candido.
O vereador Junior do Postinho, ao discursar em nome do Poder Legislativo, disse que a Lei da Redução do ITBI beneficia a cidade duas vezes. Primeiro porque torna mais acessível ao cidadão a escritura de seu terreno. Segundo porque com o documento em mãos o número de negócios na cidade aumenta e gera mais arrecada para a municipalidade. “São mais pessoas financiando, comprando e construindo imóveis. E tudo isso reflete em mais dinheiro circulando no comércio local”, lembrou Junior.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!