MP reúne estagiários em evento em alusão ao Dia Internacional da Juventude
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOP-INF), promoveu nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, um ciclo de palestra alusivo ao Dia Internacional da Juventude, direcionado aos estagiários administrativos da Instituição. O evento contou com apoio do Sindicato dos Servidores do MPRO (Sinsempro) e da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO).
A palestra proferida pela psicóloga Daniela Bentes teve como tema “Fatores de Proteção para Prevenir o Uso de Drogas" e reuniu cerca de 130 estagiários administrativos de ensino médio dos turnos matutino e vespertino.
A iniciativa fez parte da segunda fase o projeto "Juventude Saudável". A primeira fase ocorreu no mês de junho, na Semana Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas, em que cada estagiário preencheu um questionário e colaborou com a pesquisa do CAOP-INF, trazendo mais 10 questionários preenchidos por outros jovens menores de 18 anos.
O CAOP-INF fez a tabulação dos dados que apresentam um perfil analisando convivência familiar e comunitária e uso de substâncias, com ênfase na bebida alcoólica e no cigarro. A segunda fase engloba um depoimento de história de vida e a apresentação dos resultados da pesquisa, esclarecendo quais os fatores de proteção que previnem o uso de drogas.
Na proposta de protagonismo juvenil, para a construção de uma sociedade melhor, os estagiários foram convidados a participarem de uma campanha, através da tarefa de fixar, em algum estabelecimento, cartaz de incentivo à paternidade responsável e cartaz de proibição da venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes.
O projeto também contou com a adesão das Promotorias de Justiça das Comarcas de Machadinho do Oeste, Espigão do Oeste, Presidente Médici, Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Jaru, as quais enviaram os formulários de pesquisa preenchidos pelos estagiários lotados nestas comarcas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!