Sema reúne instituições parceiras em prol de combate às queimadas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) reuniu nesta terça-feira (04/08) representantes de
instituições parceiras, em prol de definir estratégias de combate as queimadas urbanas. A iniciativa se dá em virtude da União e o Estado terem decretado estado de emergência ambiental em Rondônia, inclusive em outras regiões devido aos crescentes focos de incêndio.
O excesso dessa prática aponta riscos à saúde e acidentes provocados pelo fogo. A Sema vem viabilizando parcerias com as demais secretarias municipais, demais instituições entes federadas e do setor privado objetivando disseminar a educação para afim de combater às queimadas urbanas nos meses de agosto a outubro.
Stenio Mota, chefe de Educação Ambiental detalhou a programação idealizada pela Sema afim de obter sugestão para alcançar os objetivos dessa campanha e a princípio informou que pretendem fazer pit stop, envolver os alunos nas escolas e fazer a abordagem porta-a-porta nas residências. Michele Toletino, Diretora de Políticas Ambientais da Secretaria solicitou espaço em reuniões pedagógicas dos profissionais de educação a fim de obter o engajamento da rede municipal de ensino.
BPA
O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, Tenente Coronel Rogério Torres afirmou que irá disponibilizar uma equipe porque entende que a educação é uma forma de repressão e é bom deixar a população consciente que queimar poderá gerar multas. Também se colocou à disposição para encaminhar o material educativo através da base da corporação aos distritos, a fim de colaborar com a campanha.
Semed
A professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Tamara Azevedo ficou de viabilizar agenda nas escolas municipais para que o trabalho alcance o maior número possível de alunos, inclusive fazer uma divulgação na sede da instituição. Também irá abrir espaço nos encontros de grande concentração pedagógica afim de obter o maior número de adesão possível, pois todos almejam uma melhor qualidade de vida. Já Ailton Pacheco chamou a atenção para a importância de visitar as escolas municipais de maior número de alunos em bairros de grande incidência a fim de envolver a comunidade escolar e os pais. Sugeriu que fossem encaminhados cartazes ás escolas, inclusive para as de zona rural e distritos com o intuito de haver a maior abrangência possível do público que abrange todas as modalidades de ensino.
Semtran
O representante da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Joelmir Silva propôs realizar blitz educativa e ao final concordaram em abrir essa campanha com a realização de um pit stop a partir de 8h de quarta-feira (05/08) no cruzamento das Avenidas José Vieira Caúla com Jorge Teixeira ao lado da Rodoviária. Posteriormente, irão centralizar as atividades da campanha nos bairros que vem apresentando os maiores índices de denúncias a exemplo do Castanheira, Nova Porto Velho, Três Marias, Nacional, Nova Esperança, Mato Grosso e Embratel.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!