Assinada a ordem de serviço para construção da Farmácia Popular
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Mais uma boa noticia para os jaruenses. A prefeita Sonia Cordeiro assinou nesta sexta-feira (31), a ordem de serviço para a construção de uma
unidade da Farmácia Popular do Brasil, em Jaru.
A farmácia é um programa do Governo Federal em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em Rondônia, só existem duas unidades, uma em Porto Velho e a outra em Jaru. Segundo a farmacêutica responsável, Larissa Taufmann, essa é a ultima unidade liberada pelo governo federal.
A farmácia será construída na rua Florianópolis, anexo ao Hospital Municipal (HM). A obra de construção da Farmácia está orçada em R$ 64.711,53 e deve ser concluída em 60 dias.
A farmácia contará com elenco de 112 itens, entre medicamentos e o preservativo masculino, os quais são dispensados pelo seu valor de custo, representando uma redução de até 90% do valor de mercado. Medicamentos para hipertensão, diabetes e asma serão gratuitos.
Segundo a prefeita Sonia, essa é mais uma boa noticia. “Essa farmácia vai facilitar muito para os jaruenses, que poderão adquirir medicamentos de graça ou comprá-los a preço de custo” ,disse.
A secretária municipal de saúde, Emanoela Souza, frisou que esse recurso é de 2009 e estava praticamente perdido. “Através do Fábio, Larissa e Fabiano, conseguimos recuperar o benefício. Esse é um legado que vamos deixar para a população de Jaru”, frisou.
De acordo com o secretário municipal adjunto de saúde, Fabiano Medeiros, os moradores de Jaru ganharão muito com essa unidade da farmácia. “Por isso, temos que comemorar mais essa noticia boa”, destacou.
O deputado estadual, Lazinho da Fetagro, disse que essa gestão é diferenciada. “Quando essa administração assumiu a prefeitura, esse local aqui onde será a farmácia popular, era o Hospital Municipal. Parabéns a prefeita, vice-prefeito e toda equipe da secretaria de saúde, por mais essa conquista”, elogiou.
O vice-prefeito, Inaldo Pedro Alves, lembrou o grande carinho que tem com o setor da saúde. “ Quando iniciamos a gestão, encontramos uma saúde muito precária. Nós não vimos aqui para fazer tudo, mas para fazer o possível. E o possível, estamos fazendo. A farmácia popular é mais uma vitória”, reiterou.
Ainda participou da cerimônia, o representante da empresa que fará a obra, a Defensora Pública, Drª Luciana Castelo Branco, funcionários do hospital, populares e os vereadores Benildo Márcio e Edimilson da 617.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!