“Sons de Beira” peça musical no Teatro I do Sesc/RO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Concebido a partir de pesquisas sonoras em ambientes beradeiros, com laboratórios e audições in loco, relatos de ribeirinhos e indígenas e obras
de compositores da região, o espetáculo musical “Sons de Beira”, é um conjunto de timbres e ritmos que refletem sensações peculiares do universo amazônico e estará sendo apresentado na próxima quinta-feira (16/07), no Teatro I do Sesc/RO, às 20h. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível que será destinado a uma entidade sem fins lucrativos que atue com trabalhos sociais.
Os músicos, Bira Lourenço e Catatau, exploram as diversas possibilidades sonoras do universo amazônico através da manipulação de instrumentos percussivos convencionais, alternativos e de objetos que contém timbres que resgatam memórias auditivas de beiras de rios com seus mitos, lendas, causos, afazeres, ofícios e brincadeiras.
Bira Lourenço afirma que as peças musicais do espetáculo Sons de Beira foram compostas pela experimentação sonora dos objetos e instrumentos pesquisados. ”As referências rítmicas mais comuns do cotidiano ribeirinho, como o carimbó, o baião e o funk, além de inserções de grooves que remetem às tradições rítmicas afro-indígenas estão presentes neste show apresentado com potes, vasos, moringas, alguidares, remos, entre outros”.
Catatau revela também que a água é elemento fundamental nesse trabalho. “Extraímos sonoridades de bacias, panelas, pedras, cabaças (tambor d’ água), entre outros recipientes típicos do cotidiano familiar beradeiro demostrando ao público a realidade destas comunidades”, finaliza o músico.
Esta edição do espetáculo musical “Sons de Beira” tem o Banco da Amazônia (Governo Federal) como patrocinador oficial com apoio do Sesc/RO.
Viva essa experiência. Sons de Beira um laboratório do universo sonoro amazônico. Venha conferir!
Bira Lourenço
Percussionista nascido em Porto Velho-RO, licenciado em Música pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua como professor de percussão em projetos educacionais direcionados a alunos de escolas públicas, portadores de necessidade educacionais especiais, formação professores e ressocialização de apenados e egressos do sistema penal. Tem participações em vários registros fonográficos de compositores locais, ressaltando o Cd “Cordas e Barros” de Ceiça Farias, onde desenvolveu uma pesquisa de sonoridades em instrumentos e objetos de barro. Já desenvolveu vários trabalhos associados ao Teatro, em pesquisa sobre a dramaturgia sonora, como “Filhas da Mata” (selecionado pelo Projeto Palco Giratório/2010) e “Varadouro” (Rumos Itaú Cultural/2011); Desenvolveu um projeto de pesquisa sonora que resultou no show “Conceito”. Dedica-se a pesquisar as possibilidades sonoras com a água, instrumentos de barro e objetos.
Catatau
Potiguar, tem a música como profissão e traz de suas origens nordestinas um arcabouço rítmico que explora profissionalmente há mais de vinte anos através da percussão e bateria. Compõe o grupo Wakumã de repertório andino e brasileiro, com registros de shows em diversas regiões do país. e participou de gravações de CDs em estúdio e ao vivo, com grupos de gêneros diversos, além de integrar bandas em Projetos como Mostras e Festivais de Música e de shows de compositores da região como, Bado, Mauro Araujo, Jonas e Jairo,
Participou da pesquisa sonora do Projeto “Conceito”, uma iniciativa que resultou em um show homônimo realizado em 2012. A pesquisa de sonoridades em objetos e instrumentos alternativos em ambientes à beira de rios conduziu à realização do projeto Sons de Beira.
FICHA TÉCNICA
Concepção e Direção: Bira Lourenço
Pesquisa Sonora: Bira Lourenço, Catatau e Jussara Assmann
Músicos: Bira Lourenço e Catatau– participação Igor Lourenço
Iluminação: Igor Lourenço
Direção, Textos, Figurino e Cenário: Jussara Assmann
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!