A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta a população que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona leste, localizada no Bairro Tancredo Neves, será fechada até domingo.
Conforme explicou o secretário da Semusa, Domingos Sávio, há aproximadamente 45 dias foram iniciados reparos na parte elétrica e hidráulica da unidade em pleno funcionamento. Agora, a reforma chega no momento de pintura. Uma das normas do Ministério da Saúde determina que na altura de 1.60m a tinta seja do tipo lavável e por este motivo o prédio precisa ser desocupado. "Essa reforma foi recomendada pelo próprio Ministério em auditoria onde foram constatados vários problemas, até mesmo na parte sanitária. Esse tipo de tinta exala um odor muito forte, sendo assim, chegado o estágio final dos trabalhos, precisamos interromper as atividades", explicou Domingos.
Como medida de prevenção a Semusa vai remanejar os servidores durante o período para reforço de outras unidades, como o Pronto Atendimento Ana Adelaide, Policlínica José Adelino e Policlínica Hamilton Gondin. O secretário garante ainda que já na segunda, dia 29, a UPA volta a sua rotina normal. "A empresa respondeu que finaliza no domingo. Em verdade essas Upas não deveriam ter sido recebidas na gestão passada, pois apresentavam várias falhas e como isto aconteceu no final de 2012, tivemos que dar continuidade ao assumir a gestão", frisou Sávio ao pontuar problemas, como vazamento de coliformes fecais no laboratório, transbordamento de fosse, entre outros.
Domingos antecipou ainda que dentro de 30 dias a UPA da zona sul vai passar pelo mesmo processo. A secretaria tem disponível recursos na ordem de R$3 milhões de reais para serem investidos neste tipo de demanda. "Estamos trabalhando também no levantamento das necessidades das Unidades de Saúde da Família dos distritos. Os próximos prédios reformados serão a UPA sul e a Maternidade Municipal Mãe Esperança, que por ser uma situação mais complexa, estamos discutindo como faremos. Estamos trabalhando com este valor, mas o prefeito não hesitou em aplicar mais verba caso seja necessário. O nosso foco é oferecer um ambiente adequado tanto para os servidores quanto para a população", concluiu.