Alunos da Escola Brasília serão transferidos para nova escola, que será inaugurada pelo ministro da Educação

Alunos da Escola Brasília serão transferidos para a Escola Lydia Johnson, que será inaugurada pelo ministro da Educação na quinta-feira

Alunos da Escola Brasília serão transferidos para nova escola, que será inaugurada pelo ministro da Educação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Seis blocos independentes ligados por circulações cobertas por telhas de barro, 12 salas refrigeradas, laboratórios de ciências naturais e de informática,  quadra poliesportiva coberta, carteiras e lousas plastificadas, refeitório, teatro de arena, cozinha e área de vivência. É assim que a Escola

Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lydia Johnson de Macedo, localizada no bairro Costa e Silva, em Porto Velho, funcionará a partir do segundo semestre para atender 680 alunos.

A escola, cujo nome homenageia a professora que foi vice-diretora na terceira gestão da Escola Murilo Braga, será inaugurada na próxima quinta-feira (25), às 15h, pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e pelo governador Confúcio Moura. O ministro presidirá em Porto Velho a reunião do Conselho Nacional de Educação.

“Organizamos mutirões de visitas e os alunos estão satisfeitos com a excelente qualidade da escola, notadamente com os equipamentos anunciados, o ambiente saudável e o conforto com na segurança de cada um”, ressalva a diretora Clarinda Carneiro de Moraes.

Ao custo de R$ 3,9 milhões, num terreno medindo 80 metros de largura por  150 m de comprimento, situada no bairro Costa e Silva [zona norte da capital], com o padrão Ministério da Educação, o estabelecimento segue projeto arquitetônico criado pela equipe de coordenação e desenvolvimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e faz parte do Programa Brasil Profissionalizado, que financia a construção de novas escolas, e amplia e moderniza unidades já existentes em diversas regiões do país.

A maioria dos alunos da Escola Lydia Johnson de Macedo pertence à Escola Brasília, cuja reforma demorou devido a problemas de empresas empreiteiras, e só agora será concluída. Num dos armários ainda depositados no pátio está escrito o lema do projeto de sustentabilidade daquele estabelecimento: A qualidade só acontece em ambientes limpos e organizados e saudáveis.

Não existe linha de ônibus que atenda a área do bairro onde fica a escola. Segundo a diretora, a comunidade do Nova Esperança [próximo ao parque ecológico] reivindica a mudança na rota, porém, se contentará com a possível oferta de transporte escolar gratuito a partir da Escola Brasília [Bairro Pedacinho de Chão], de onde eles serão oficialmente transferidos.

“Se der tudo certo nessa opção, bastará a designação de um monitor que  acompanhe os alunos desde lá”, assinala Clarinda de Moraes.

Há quatro anos, alunos da Escola Brasília estão fora do prédio em reforma. Instalaram-se provisoriamente nas dependências da Faculdade de Tecnologia (Fatec). A partir do dia 24 de junho, os aprovados para o ensino médio serão liberados, e os demais permanecerão ali até o dia 7 de julho, para recuperação. No próximo dia 10, Seduc, escola e pais de alunos se reunirão para definir a situação geral. A consolidação da mudança para a Escola Lydia Johnson de Macedo está prevista para o dia 17.

Prédio escolar segue o padrão estabelecido pelo Ministério da Educação

Para Clarinda de Moraes, as visitas à nova escola significou psicologicamente a melhor maneira de acalmá-los e vivenciá-los com o novo e amplo espaço educacional.

Na manhã desta segunda-feira (22), funcionários da empresa construtora cuidavam da instalação de equipamentos internos e externos. A diretora e a vice, Salete Bergamaschi  ainda verificavam entre os alunos quem dispunha de algum tipo de transporte e quem necessitará de ônibus.

ESPORTE

Diante dos problemas, os alunos recobram o ânimo. Agora, pela primeira vez duas turmas [masculina e feminina] de futsal disputarão a segunda edição da Copa Patrulha Escolar, com 24 escolas, o dobro do ano passado.  O evento começa nesta terça-feira (23), às 8h, no ginásio do Serviço Social da Indústria.

Até então, participaram dos Jogos Estudantis de Rondônia utilizando quadras emprestadas para treinamento. “Com o apoio da Polícia Militar, que tem parcerias, os alunos ganham de bolas a uniformes”, lembra a diretora.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS