Relatório sobre campanha contra Aftosa

Relatório sobre campanha contra Aftosa

Relatório sobre campanha contra Aftosa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Despois de comemorar quase 99,48% do rebanho de Rondônia declarado até o dia 22 de maio período em que foi realizada a da 38ª campanha de vacinação contra Febre Aftosa no

período de 15 de abril a 15 de maio, a Agência de defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron), segue com a “Operação Arrastão” iniciada no último dia 25 maio, e tem até o dia 12 para acompanhar a vacinação e contagem do restante e o mesmo prazo para finalizar os relatórios de campanha.

Para isso, os servidores vão até os proprietários saber a sua real situação, se ele vacinou e não declarou ou se ele sequer vacinou. O contato é feito por telefone ou visita nas residências ou propriedades rurais. Sendo assim, o proprietário é convocado a se dirigir ao escritório da Idaron, para esclarecer a situação e os motivos do não comparecimento dentro do prazo legal.

“A vacinação foi um sucesso. Não poderia ser melhor. Os produtores seguiram as orientações da Idaron e vacinaram e declarou quase 100% de seu rebanho”, disse o presidente da agência, José Alfredo Volpi. “Agora as equipes vão atrás daqueles poucos que restam para saber onde está a falha.” Volpi reafirmou o compromisso de “não parar enquanto houver uma só cabeça de gado a ser vacinada e declarada”. Segundo o presidente, a intenção da Idaron não é multar o produtor. “Queremos é manter nosso rebanho livre da doença”. Porém aquele que não cumpriu a legislação vai arcar com as sanções.

Para a Operação Arrastão, as unidades locais da Idaron emitiram listas com os nomes de todos os proprietários de bovídeos (bovinos e bubalinos) que não declararam até o dia 22, suas respectivas propriedades e o número de animais existentes em cada uma delas. É o chamado “Relatório Parcial de Inadimplentes”.

Nesse caso, inadimplência não é sinônimo de alguém que deixou de pagar uma conta. Inadimplente é aquele produtor, que por algum motivo, não declarou o rebanho em tempo hábil. Ele é identificado por que no sistema de informação da agência não há uma só propriedade rural onde existem bovídeos em Rondônia que não seja cadastrada.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS