Estudantes conhecem a UHE Jirau

Estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, localizada em Nova Mutum Paraná, visitaram a Usina Hidrelétrica Jirau em maio (21), com objetivo de conhecer o sistema de saneamento.

Estudantes conhecem a UHE Jirau

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, localizada em Nova Mutum Paraná, visitaram a Usina Hidrelétrica Jirau em maio (21), com objetivo de conhecer o sistema de saneamento. O grupo formado por 23 adolescentes, entre 13 e 16 anos, são matriculados do 9º ano e a visita foi atividade extracurricular para a disciplina de Ciências.

O sistema de saneamento da Usina Hidrelétrica Jirau é composto por cinco Estações de Tratamento de Água, oito Estações de Tratamento de Esgoto, além do aterro sanitário que recebe os resíduos sólidos gerados na Usina e distritos de Jaci Paraná, Abunã, União Bandeirantes e Nova Mutum Paraná.

O professor de Ciências da Escola Nossa Senhora de Nazaré, Fabiano Cerri, conta que os alunos estão estudando sobre substâncias puras, misturas e métodos de separação. “Como o tratamento de água e esgoto é um método para separação de misturas, solicitamos esta visita para ver na prática, como funciona”, explica o professor.

Na Usina Jirau, o engenheiro Sanitarista e Ambiental da empresa Neomax Soluções Ambientais, Gabriel Molina, explicou aos estudantes todo o processo de saneamento realizado no empreendimento. “Sempre fazemos teste de monitoramento no sistema, para sabermos a qualidade da água e também o tratamento do esgoto. Aqui, os jovens viram, em escala reduzida, como fazer as misturas para tornar a água potável”, disse o engenheiro.

Para o estudante Yuri Sena, a visita foi útil porque conseguiu ver o que aprendeu em sala de aula. “De tudo, gostei mais da mostra, quando colocou o produto na água suja, fazendo clarear”.

Juntas, as Estações de Tratamento da UHE Jirau, Margens Direita e Esquerda têm capacidade para tratar até 256m³/hora de água e 120m³/hora de esgoto.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS