Pentecostes e N.S. Auxiliadora com missa campal na capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Arquidiocese de Porto Velho vive neste final de semana um momento muito significativo: Vigília de Pentecostes, a Festa de Pentecostes e Nossa Senhora Auxiliadora.
Objetivo
Acolher e Celebrar a graça do Espírito Santo que nos é derramada ainda hoje como o foi para os Apóstolos para respondermos com fidelidade a missão que o Senhor nos confiou de anunciar a toda a humanidade a Boa Nova do Reino. Trazemos presente nestas Celebrações as motivações de nossa Ação Evangelizadora: O ano da Pertença, O ano da Vida Consagrada, os 90 anos da criação da Prelazia de Porto Velho, os 50 anos do encerramento do Vaticano II e a Campanha da Fraternidade que nos desafia a servir.
O Espírito Santo
A vinda do Espírito Santo sobre os discípulos é o cumprimento da promessa de Jesus: “Recebereis uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1,8). É, portanto, em vista da irradiação universal do testemunho de Jesus Cristo que a graça do Espírito nos é dada. Todo discípulo é também missionário. A missão deve chegar a todos os povos, pois a salvação oferecida gratuitamente por Deus é universal.
Jesus mesmo é o missionário do Pai e é quem envia os discípulos: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 19,21). Soprando sobre eles, concede-lhes o dom do Espírito juntamente com o poder de perdoar pecados. O Espírito, então, liberta-nos de tudo o que não deixa a graça de Deus atuar em nós. É pelo Espírito Santo que reconhecemos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. É ele quem nos une num só corpo e distribui dons diversos para a edificação da comunidade. A graça divina nos é concedida em abundância. Somos convidados a acolhê-la e fazê-la frutificar.
A Vigília, assim como a Festa de Pentecostes, nos faz reconhecer o dom do Espírito Santo presente em cada pessoa e na comunidade. Quem o acolhe tem condições de vencer a timidez, o medo, a tristeza, o desânimo e a solidão. Em cada um de nós, a partir do Batismo, existe essa força do alto que nos enche de autoestima e nos impulsiona a fazer o bem, assim como Jesus fez.
O Espírito Santo nos impulsiona a participar ativamente da comunidade, leva-nos ao engajamento em serviços diferentes e ao compromisso de transformar as realidades de pecado e de morte. Ele nos dá a capacidade de diálogo entre nós, com as diversas Igrejas e as diversas culturas. É para a vida em abundância que Deus nos chamou. Nós respondemos afirmativamente, pois acreditamos no mesmo sonho de Jesus.
Ao redor de Jesus ressuscitado se organiza a comunidade cristã. Sua presença é garantia de união, de paz, de alegria e de segurança. Como seus discípulos missionários, vivemos e anunciamos seu amor e seu perdão. A realidade de egoísmo, de opressão e de todas as formas de injustiça será transformada se nos amarmos como Jesus nos amou.
Portanto, o empenho pela promoção da unidade no mesmo projeto de vida digna para todas as pessoas é sinal concreto de adesão a Jesus. A acolhida e a contemplação das diversas expressões religiosas e culturais colaboram para um mundo de paz, dom de Jesus Ressuscitado. A valorização dos diferentes ministérios, exercidos com amor, é expressão de louvor e gratidão a Deus, fonte de todas as graças.
Vem, Espírito Santo, faze de nós uma Igreja de portas abertas, coração compassivo e esperança contagiosa. Que nada nem ninguém nos distraia ou desvie do projeto de Jesus: construir um mundo mais justo e digno, mais amável e ditoso, abrindo caminhos ao Reino de Deus.
Juntamente com a Festa de Pentecostes caminha conosco Maria, com o título de Auxiliadora dos cristãos, padroeira da Arquidiocese e do município de Porto Velho. Desde 13 de fevereiro de 2011, por decreto emanado pela Arquidiocese de Porto Velho e, posteriormente ratificado pela Santa Sé Maria é, de fato e de direito, a nossa AUXILIADORA, sempre pronta a nos auxiliar nas dificuldades da vida. Reconhecemos a ação de nosso Deus na vida da Mãe de Jesus. Ela, obediente ao seu Senhor, mostrou-se também solícita e disponível para socorrer quem dela necessitava. Dela aprendemos a virtude da caridade que nos constitui como comunidade cristã e auxilia a tantos que esperam nossa solidariedade.
Abertos ao Espírito do Senhor que foi derramado em abundância sobre a face da terra e por Ele consagrados no Batismo, sejam fortalecidos em nós o desejo e o empenho para que a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo chegue aos confins de todo o mundo.
Esta é a nossa vocação. Eis nossa missão: fortalecer os sinais da pertença à Igreja de Cristo, servindo com alegria, despojamento e determinação, vivendo e testemunhando o amor de Deus por todos os seus filhos e filhas.
Venha participar deste momento de graça. Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo de Deus para que nosso testemunho arraste outros a se tornarem Discípulos Missionários de Jesus.
Programação
Vigília de Pentecostes
Dia: 23 de maio às 17h na quadra da Paróquia São Cristóvão. Av. Pinheiro Machado. Conclui-se a Vigília com a Procissão da Luz saindo da Paróquia São Cristóvão seguindo para a Catedral Sagrado Coração de Jesus.
Festa de Pentecostes e Nossa Senhora Auxiliadora
Dia: 24 de maio, às 16h concentração na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Av. Nações Unidas. Segue-se em caminhada até o campo da 17ª Brigada onde às 17h acontece a Celebração Eucarística.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!