Professor da Uniron apresentará artigo sobre tecnologia e cultura indígena em conferência em Buenos Aires

Professor da Uniron apresentará artigo sobre tecnologia e cultura indígena em conferência em Buenos Aires

Professor da Uniron apresentará artigo sobre tecnologia e cultura indígena em conferência em Buenos Aires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um estudo de caso sobre os impactos da parceria de inclusão/capacitação digital e de gestão de desenvolvimento no emprego de ferramentas tecnológicas, realizada entre Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí e Empresa de Tecnologia Google, deu origem ao artigo de Doutorado do professor mestre em educação, Walace Soares (foto abaixo), que será apresentado na 12ª Conferência de Tecnologia, Conhecimento e Sociedade, e que acontece em fevereiro de 2016 na Universidade de Buenos Aires. O evento é considerado um dos maiores encontros de pesquisadores do mundo.

O objetivo do trabalho, além de mostrar a importância social da parceria entre as instituições, busca, também, levantar um questionamento importante sobre a implantação da tecnologia na cultura indígena como elemento de sobrevivência. Um quesito que pode tornar os Paités Suruís agentes monitoradores da floresta contra o desmatamento desenfreado da Região Norte, além do mapeamento cultural de suas tradições, costumes e da própria floresta para todo mundo em rede.

Segundo o Cientista Social, autor do artigo, a apropriação da tecnologia foi um meio de sobrevivência para os Paités. “Eles buscaram conhecer e estudar a tecnologia como forma de preservação da própria cultura. A parceria foi uma iniciativa deles, que perceberam que o uso da tecnologia em rede poderia ser uma fonte de sobrevivência”, disse Walace.

Temas como resistência, cultura, empreendedorismo, sustentabilidade e inclusão digital são ícones da pesquisa que aborda os mais diversos tipos de mecanismos utilizados pelos índios nesse trabalho, defendido pelo pesquisador. “Com a inclusão da tecnologia, eles passam a utilizar telefone com GPS para fazer denúncias de desmatamento, e GPS e internet para fazer o mapeamento cultural da reserva, para lutar contra agentes de desmatamentos, garimpeiros ilegais, e é nessa hora que você percebe que a inclusão transforma esse povo excluído em incluído, e parte ativa da sociedade no século XXI”, relata Walace.

Considerado pela crítica um dos maiores eventos de Pesquisas do mundo, a Conferência Internacional sobre Tecnologia, Conhecimento e Sociedade é realizada anualmente em diferentes localidades ao redor do mundo desde 2005, deliberada por um Conselho Consecutivo. Mais de 1.000 artigos já foram publicados a partir dela. O principal papel é conduzir a direção intelectual global da Tecnologia, Conhecimento e Sociedade para consultar sobre temas fundamentais à medida que evoluem junto com as correntes da comunidade.

“Com esse trabalho dos Paités, uma série de temas passam a ser uma questão mundial, porque a opinião pública mundial passa a fazer pressão sobre a Floresta Amazônica em relação ao desmatamento, em relação ao uso racional da água e preservação da cultura indígena. Agora o geoprocessamento e georreferenciamento cultural vai propiciar uma gama de informações que poderão ajudar também em questões de políticas públicas”, salienta o pesquisador.

Ainda segundo Walace, este é um pré-projeto, uma parte do que será sua tese de doutorado. “Fico muito feliz em fazer parte disso tudo e agradeço a oportunidade de poder apresentar nosso trabalho, porque é árduo”, finaliza.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS