Campanha de vacinação contra febre aftosa termina no dia 15 de maio
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Termina na próxima sexta-feira (15) a 38ª campanha de vacinação de gado com idade entre zero a 24 meses, realizada pela Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Rondônia –
Idaron. A partir de sábado (16) as vacinas não serão mais vendidas. As multas são altas para quem não vacinar: R$ 138,00 por cabeça não vacinada e R$ 138,00 de multa por propriedade para quem vacinar e não declarar.
Depois de vacinar, o produtor deve comparecer à Idaron em sua cidade e fazer a declaração. A meta com esta campanha é que sejam vacinados apenas cinco milhões de cabeças, sendo necessária a declaração de todo o gado que o produtor possua. Segundo a Idaron, o gado de Rondônia chega hoje a quase 13 milhões cabeças e as declarações são o melhor instrumento para atualizar este dados.
Até segunda-feira (11), 6.708.948 bovídeos (bovinos e bubalinos) já haviam sido declarados, o que equivale a aproximadamente 60% do rebanho existente. Em números absolutos, são esperados 95 mil atendimentos até o dia 22 de maio. Faltam apenas 35 mil produtores a serem atendidos até a data limite para a declaração.
Observa o gerente de Inspeção de Defesa Sanitária, Fabiano Alexandre dos Santos, que os dados até o momento são referentes às declarações já efetuadas. “Isso significa dizer que o número de gado vacinado é, obviamente, superior aos 60% divulgados, pois não há como contabilizar toda a vacinação em curso”, disse.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!