CULTURA – Aberta exposição ‘150 anos Rondon’ na Casa de Cultura

CULTURA – Aberta exposição ‘150 anos Rondon’ na Casa de Cultura

CULTURA – Aberta exposição ‘150 anos Rondon’ na Casa de Cultura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Iniciou a exposição “150 Anos Rondon – Patrono de Rondônia” na Casa de Cultura Ivan Marrocos, organizada pelo museólogo Antônio Ocampo Fernandes, curador da mostra, que fica de hoje (12) até o próximo dia 22 de maio, aberta o público no horário de 09h até 18h.

Essa é a 11ª edição da exposição, realizada sob a égide de Antônio Ocampo, e contará com documentos, peças históricas e objetos originais utilizados pelo pioneiro Marechal Rondon, que implantou em toda a região, entre Cuiabá e Santo Antônio do Madeira, a linha telegráfica. Com isso ajudou a desbravar boa parte dessas terras.

 A importância da mostra é singular, de acordo com Ocampo, por resgatar uma parte essencial da história de Rondônia, oferecendo ao público material de acesso onde reconta a trajetória de Rondon. O acervo é de cunho pessoal do próprio museólogo e constam de duas peças importantes, pertencentes ao acervo do seu pai, Wilson Fernandes, de 95 anos, que são: uma pistola e um Teodolito (instrumento de precisão ótico que mensura ângulos verticais e horizontais). Essas duas peças foram obtidas com Tenente Rivoredo, importante figura militar e que integrou a Comissão Rondon.

Antônio Ocampo ressaltou que a exposição pode ser levada ainda para outros municípios ao longo da BR 364, entre eles, Vilhena.

MARECHAL RONDON

Cândido Mariano da Silva Rondon, nasceu em Mimoso, Mato Grosso, em 5 de maio de 1865. Era descendente de índios Terena, Guaná e Bororo. Iniciou seus estudos em Cuiabá onde concluiu o ensino médio. Em 1881, ingressa no serviço militar em Cuiabá, e em seguida foi morar no Rio de Janeiro, onde estudou na Academia Militar e na Escola Superior de Guerra

Formando-se engenheiro militar, em 1890. Benjamin Constant, a quem chamava de mestre, convida para lecionar Mecânica e Astronomia na Escola Militar. Por influência de Benjamin, Rondon adota o positivismo como filosofia de vida.

Rondon iniciou suas atividades de sertanista em 1890, a   convite do Major Gomes Carneiro para servir na Comissão Construtora da Linha Telegráfica de Cuiabá ao Araguaia. Em 1892, chefiou o 16º Distrito Telegráfico de Mato Grosso. Em 1897 dirigiu a comissão responsável pela construção da Linha Telegráfica de Cuiabá ao Registro do Araguaia do Araguaia. Até 1906 trabalhou na construção das Linhas Telegráficas no Estado de Mato Grosso até as fronteiras do Paraguai e Bolívia.

Comissão Rondon

Em 1907, Rondon foi designado para implantar a Linha Telegráfica entre Cuiabá e Santo Antônio do Madeira. Para realizar essa arrojada construção, foi criada a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas de Mato Grosso ao Amazonas, conhecida como “Comissão Rondon”. O trabalho de implantação das linhas telegráfica até Santo Antônio teve muita importância para Rondônia, ao atravessar todo o atual Estado, tendo Rondon descoberto rios, igarapés, serras, grupos indígenas, e implantou diversas Estações Telegráficas que deram origem a nomes de várias cidades de Rondônia como: Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Presidente Médici, Ji-Paraná, Jarú,

SERVIÇO

O que é: “150 Anos Rondon – Patrono de Rondônia” (Curador da mostra, Antônio Ocampo Fernandes)

Onde: Casa de Cultura Ivan Marrocos (na Avenida Carlos Gomes, com a Avenida Rogério Weber, Bairro Caiari, centro de Porto Velho)

Data: 12 à 22 de maio

Horário: 09h às 18h

Entrada livre

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS