Começo na segunda-feira (4) a campanha nacional de vacinação contra a gripe, com a distribuição de 54 milhões de doses para os chamados “grupos prioritários”. Em Guajará-Mirim, no sábado (9) acontece o dia “D”, onde estarão em quinze locais espalhados no município como pontos de vacinação a partir das 8h até às 17h30min. O solenidade de abertura será na Associação dos Idosos, no bairro Santa Luzia.
Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e presos e funcionários do sistema prisional.
De acordo com a coordenadora Keyla Sicsú a meta deste ano é imunizar 80% da população um número estimado em 14.440 pessoas. Em 2014, 12.598 receberam a vacina, o equivalente a 95,4% do total previsto pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsau).
vacinação contra gripeA dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Em 2015 não houve a inclusão de um novo grupo prioritário. A previsão para o término da campanha é dia 22 de maio.
Estarão envolvidos na campanha do próximo sábado cinquenta profissionais, entre vacinadores, alunos do curso técnico de enfermagem, motoristas e equipe de apoio. Na área rural a vacinação contra a gripe já está ocorrendo, quando a equipe mensalmente se desloca as localidades. Na área indígena, um total de 4.212 também acontece à vacinação.
De acordo com a coordenação de vacinação os locais onde estarão aplicando a vacina neste sábado, são: Centro de Saúde Carlos Chagas (bairro Tamandaré), Centro de Saúde Irmã Maria Agostinho (bairro 10 de Abril), Centro de Saúde Sandoval Meira (bairro Serraria), Posto de Saúde Altamiro Barroso (bairro Próspero), Posto de Saúde Delta Oliveira Martins (bairro Jardim das Esmeraldas), Centro Odontológico (bairro Planalto), Escola Municipal Jesus Perez (bairro Santo Antônio), Escola Estadual Capitão Godoy (bairro São José), Escola Saul Bennesby (bairro Caetano), Escola Municipal Cândida Maria Moura de Paula (bairro Fátima), Escola Municipal José Carlos Nery (bairro Próspero), Lanchonete e Pizzaria Moranguinho (Centro), Igreja Santa Luzia (bairro Santa Luzia), Associação dos Idosos (bairro Santa Luzia) e Salão do Divino Espírito Santo (bairro Triângulo). Os cinco primeiros Centros de Saúde estarão com todos os tipos de vacinação disponíveis para os pais colocarem em dia o cartão de vacina das crianças.