Os profissionais de Radiologia, que fazem parte do serviço público estadual conseguiram, nesta segunda-feira (4), a garantia de que o governo de Rondônia regulamentará a jornada de trabalho.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os profissionais de Radiologia, que fazem parte do serviço público estadual conseguiram, nesta segunda-feira (4), a garantia de que o governo de Rondônia regulamentará a jornada
de trabalho. A carga horária semanal passará para 24 horas semanais, conforme estabelece legislação específica da categoria. O governador Confúcio Moura anunciou que o decreto que trata dos ajustes será encaminhado para a Assembleia Legislativa o mais rápido possível.
O assunto foi tratado durante reunião no auditório do Palácio Getúlio Vargas, onde estavam lideranças dos radiologistas, o vice-governador Daniel Pereira e o secretário adjunto da Saúde, Eduardo Maiorquim.
João Batista Souza do Nascimento, o João da Moto, ex-presidente da Associação dos Servidores do Hospital de Base, foi apontado pelo governador como um dos defensores mais atuantes da mudança na legislação. Ele explicou que os servidores contratados através de concurso trabalham 30 horas semanais, embora a legislação federal estipule 24 em razão dos riscos à saúde a que os trabalhadores são expostos.
O presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde, Caio Marin, o presidente do Sindicato dos Radiologistas, Ronaldo Costa Pinheiro, e o presidente do Conselho Regional de Radiologia Médica, Adriano Dias, participaram do evento e agradeceram pela iniciativa do governo. O projeto de lei que seguirá para a Assembleia Legislativa tratará da redução da carga horária e também estabelecerá que os editais para a contratação de novos profissionais para a área já venham com a inovação.
LEGISLAÇÃO
Confúcio Moura explicou que uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa, que adaptava a legislação estadual à federal, com a redução da carga de trabalho semanal, foi vetada em razão do vício de origem, uma vez que só o Executivo pode legislar quando ocorre impacto financeiro.
O vice-governador Daniel Pereira e o secretário adjunto da Sesau, Eduardo Maiorquim, foram incumbidos de se reunirem com as lideranças dos radiologistas para tratar da elaboração do decreto governamental que será encaminhado para votação na Assembleia Legislativa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!