IFRO define primeiras parcerias para implantação de cursos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO realizou, na última semana, em Guajará-Mirim - BR e Guayamirim - BO reuniões com os setores produtivos, poder público, associações, Instituições de Ensino e Autoridades Públicas Brasileiras e Bolivianas, com o objetivo de definir ações de ensino, pesquisa e extensão que serão desenvolvidas no Câmpus Binacional do IFRO em Guajará-Mirim, além das atividades de ensino já desenvolvidas pelo Instituto naquele município.
Na manhã de 29/04, a Pró-Reitora de Ensino, professora Maria Fabíola e o Assessor Especial para implantação do Câmpus Guajará-Mirim, professor Vagner Schoaba, estiveram na Universidad Autónoma de Beni (UAB), em Guayaramirin, para conhecer o Sistema de Ensino boliviano e os cursos ofertados pela instituição. Foram recebidos pelo Diretor, professor Luis Alberto Ruiz Duran e pelos professores engenheiros Cezar Anez de La Torre e Rolando Villar Anes.
Na oportunidade, a prefeita eleita de Guayaramirin, Helen Gorayet, presente a reunião, demonstrou interesse em assinar um convênio para que os alunos bolivianos possam estudar no Câmpus Guajará-Mirim, seguindo assim a diretiva para um câmpus binacional. A proposta da universidade boliviana é apresentar o IFRO e a minuta de convênio, no próximo mês de junho, à nova equipe gestora da cidade de Guayaramirin e da UAB, para consolidar a oferta de vagas aos alunos bolivianos e futuras parcerias com a UAB na oferta de cursos de graduação e pós-graduação.
Além da visita a UAB, a Pró-Reitora e o Assessor também visitaram a Secretaria Municipal de Educação e o Câmpus da UNIR, do município de Guajará-Mirim, buscando parcerias para realização da pesquisa de demanda e audiência pública para apresentação dos cursos que serão ofertados no novo câmpus. A Secretária de Educação do Município de Guajará-Mirim, professora Sâmea Melgar, concordou em participar do processo de pesquisa de levantamento de demanda para a escolha dos cursos ofertados e reiterou o apoio e parcerias da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim na abertura e funcionamento do câmpus na cidade.
Durante esta semana, a Pró-Reitora Maria Fabíola também visitou o Polo EaD do IFRO em Guajará-Mirim, que funciona desde 2011 e que, em breve, será transferido para as instalações do IFRO.
Novas instalações
A nova unidade do IFRO em Guajará-Mirim possui capacidade para o atendimento de 1500 alunos, contando com uma estrutura de 28 salas de aula, laboratórios de informática, química, física e biologia. O câmpus atenderá não só a população local, mas municípios vizinhos e, possivelmente, os estudantes da Bolívia, assim que um acordo de cooperação for firmado entre os dois países.
A previsão é que a partir de agosto de 2015 o Câmpus esteja em funcionamento com alunos de cursos técnicos e de educação a distância – EaD. A partir de outubro, com a abertura de um novo Processo Seletivo Unificado, haverá a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, o que permitirá a ampliação do acesso da população a toda a estrutura de ensino do Câmpus Guajará-Mirim.
O Câmpus já conta, para isso, com quadro de pessoal e orçamento próprio para custeio de suas atividades didáticas e administrativas.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!