Mais de 700 mil toneladas foram exportadas pelo porto de Porto Velho

Mais de 700 mil toneladas foram exportadas pelo porto de Porto Velho

Mais de 700 mil toneladas foram exportadas pelo porto de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Sociedade de Porto e Hidrovias de Rondônia (Soph) possui capacidade estimada para movimentar até 5 milhões de toneladas/ano e, somente neste primeiro trimestre, já passou por sua estrutura 712 mil toneladas entre milho e soja. A previsão é que a capacidade será ainda maior e mais rápida, com a ampliação e os novos investimentos.
Pela vocação direcionada, cada vez mais voltada para a agricultura, se espera atingir as 5 milhões de toneladas em um tempo muito curto, especialmente pelos investimentos que o governo de Rondônia tem feito na modernização das lavouras e na mineração de calcário, que corrige a acidez do solo e aumenta a produção.
Segundo o diretor operacional da Soph, Edinaldo Gonçalves Cardoso, o governo estadual dispõe de R$ 22 milhões, podendo chegar até a R$ 27 milhões, para investimento na modernização e infraestrutura portuária. Este recurso é oriundo de um termo de cooperação com a Secretaria de Portos, do governo federal, e está dividido em cinco etapas.
Já foi licitado uma pá carregadeira, um caminhão basculante e três empilhadeiras, além da conclusão do projeto de ampliação do cais flutuante em mais 50 metros de comprimento por 25 de largura, “aumentando a plataforma atual e o fluxo de carga possível para exportação”.
Também está em fase de implantação mais duas rampas do tipo RO-RO para descarregamento de contêineres, onde o caminhão entra e sai da esteira rodando.
Com estes investimentos e melhorias, diz o diretor presidente da Soph, Leudo Buriti, se espera conseguir atrair mais empresas para exportar “pois o nosso porto é alfandegado, com baixo custo, com armazém coberto, pátios e estacionamento disponível”.
Segundo Leudo, atualmente passa pelo porto, grãos, carne, equipamentos para montagem das usinas, carga em geral como mudanças, veículos e até combustível (em situações de emergência), como ocorreu no ano passado em decorrência da cheia que inviabilizou a descarga nas distribuidoras que ficaram alagadas.
Atualmente, cada balsa pode carregar até 2 mil toneladas, o que equivale a 50 caminhões. Um comboio chega a ter até 20 balsas transportadas em uma única vez por um rebocador (pode ser de 12/16 ou 20), podendo transportar o conteúdo de 500 caminhões, que levam em média 3 dias para chegar até Manaus ou Itacoatiara, no estado do Amazonas.
PORTO CHUELO
Já está em fase de testes, o terminal do grupo Amaggi, localizado mais abaixo no rio Madeira. Atualmente, quatro silos de armazenagem de grãos já estão instalados no local. Também há uma área reservada para o governo do Estado instalar o seu porto com 110 hectares de área. Segundo Buriti, este investimento deverá ser realizado por meio de uma Parceria Público Privado (PPP).
Para que o complexo seja viabilizado, é necessária a implantação do arco viário – estrada que será construída da BR-364 nas proximidades das Irmãs Marcelinas até o novo Porto, reduzindo o fluxo de caminhões na cidade. Além disso, estudos de viabilidade técnica e econômica e ambiental e o Plano de Zoneamento serão realizadas para a instalação de outras empresas no local.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS