Curso capacita técnicos da Assistência Social

A Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) realizou o curso de Capacitação de Entrevistadores do Formulário CadÚnico, entre os dias 14 e 16 de abril, com a participação de 31 técnicos da Assistência Social, de 17 municípios do estado e distritos

Curso capacita técnicos da Assistência Social

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) realizou o curso de Capacitação de Entrevistadores do Formulário CadÚnico, entre os dias 14 e 16 de abril, com a participação de 31

técnicos da Assistência Social, de 17 municípios do estado e distritos de Porto Velho.

O Cadastro Único tem um papel fundamental na rede de proteção e promoção social. Ele garante os direitos de cidadania para a população mais vulnerável, pois mostra quem são essas pessoas, onde estão e quais são suas necessidades.

“O CadÚnico é uma ponte que facilita o acesso de cada pessoa cadastrada à política pública que melhora suas condições de vida”, destacou a secretária de Assistência Social de Rondônia, Valdenice Ferreira Domingos.

O governo realiza esta capacitação como um pré-requisito para que os técnicos possam trabalhar com o formulário do CadÚnico. “No final do curso os participantes fizeram uma avaliação dos conteúdos necessários para o desempenho de suas tarefas como entrevistador ou instrutor do Cadastro Único”, explicou Rosemary Valentim, coordenadora estadual do Bolsa Família.

Para a técnica social Regina Sobrinho, o curso foi importante para ampliar o conhecimento. “É essencial que os técnicos tenham total conhecimento do formulário do cadastro único, garantindo um levantamento social econômico real das famílias, como as situações de renda, moradia, saúde, educação e titularidade que servirá também, para melhorar a eficiência dos programas sociais do governo.”, afirmou.

 CadÚnico

Fazem parte do Cadastro Único as famílias que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. Aquelas com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada a programas sociais desenvolvidos pelo poder público nas três esferas do Estado.

No Cadastro, é possível conhecer a composição de cada família, endereço e características do domicílio, o acesso a serviços públicos de água, saneamento e energia elétrica e despesas mensais, por exemplo. Além disso, para cada um dos componentes da unidade familiar, o Cadastro traz documentação civil, qualificação escolar, situação no mercado de trabalho, rendimentos, entre outras informações.

Nem todos que estão no Cadastro Único recebem o Bolsa Família, já que o programa de transferência de renda é voltado para as famílias com renda mensal de até R$ 154,00 por pessoa.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS