Semed adere ao Programa "Crianças Saudáveis"

Semed adere ao Programa "Crianças Saudáveis"

Semed adere ao Programa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A Prefeitura de Porto Velho em parceria com a Inmed Brasil, uma Organização Social de Interesse Público (Oscip), trabalha para melhorar a qualidade de vida de crianças e comunidades através de ações voltadas para educação sanitária e nutricional. Este ano, o termo de adesão ao Programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável foi firmado em fevereiro na Secretaria Municipal de Educação (Semed), mas o Município já participa do programa desde 2011.
 Participaram do encontro para formalizar a adesão, as secretárias (titular e adjunta) da Semed, Francisca das Chagas Holanda Xavier e Josinéia Araújo Rodrigue; a diretora do Departamento de Apoio ao Educando/DAE, Valcélia Sampaio Peres; Aldenízia Silva de Almeida Farias, da Divisão de Saúde Escolar/DISE; a diretora-executiva da Fundação GDF Suez, Cristina Ribeiro e a presidente da Inmed Brasil, Joyce Capelli.
 As escolas Barão do Rio Branco, Boa Esperança, Cora Coralina, Joaquim Vicente Rondon, Marechal Rondon, Nossa Senhora de Nazaré, Olympia Salvatore, Santa Júlia e Valdeci Teixeira, são as que participam das ações. 2.311 estão sendo beneficiados atualmente.
 De acordo com a Semed, a Inmed Brasil desenvolve programas nessas áreas há 17 anos e já beneficiou mais de 1,5 milhão de crianças. A base da estratégia do programa é transformar as crianças em agentes de mudanças, levando mensagens educativas de saúde, nutrição, higiene pessoal e ambiental para suas famílias. A entidade “planta a semente do programa” em locais onde os recursos são escassos e obtém resultados surpreendentes de melhora na saúde, estado nutricional e educacional tanto de crianças como dos familiares.
 Atualmente ela desenvolve o programa em 13 estados, para mais de 200.00 crianças. Os programas desenvolvidos nos municípios têm demonstrado grandes avanços em educação, saúde e bem-estar da população. As principais ações envolvem: formações continuadas para professores, coordenadores e membros das comunidades, atividades mensais para as crianças, incorporação dos temas do programa no currículo escolar (temas transversais) e mudanças efetivas nas comunidades das escolas.
Atividades realizadas de 2011 a 2013
Exames comparativos:
Antropométrico (peso e altura);
Exame de sangue (HGB);
Exame de fezes;
Atividades em sala de aula com temáticas sobre anemia, verminoses e alimentação saudável;
Realização de pré-testes (2012) e pós testes (2013) com professores do 3º ano das escolas parceiras do programa;
Tratamento contra anemia;
Administração das doses de sulfato ferroso para os alunos autorizados de 1º ao 5º ano;
Administração das doses Vermox para os alunos;
Reunião para entrega dos resultados dos exames de fezes e sangue aos pais/responsáveis dos alunos;
Capacitação de gestores, professores e merendeiras com os temas:
Horta e nutrição e o SODIS – Desinfecção Solar da água;
Apresentação do SODIS – Desinfecção Solar da água, demonstrada nas escolas Cora Coralina e Nossa Senhora de Nazaré através da “Ação: Caravana da cidadania”.
Enchente
Por conta da enchente histórica do Rio Madeira, em 2014 foi realizado um Projeto de Assistência Emergencial em parceria com o governo para garantir a cobertura e sustentabilidade das ações. Foram atendidas cerca de 200 famílias afetadas pela cheia, que estavam abrigadas em escolas. Além disso, cerca de 5.000 pessoas da comunidade (crianças e seus familiares) irão receber educação preventiva com o programa, por meio do trabalho educativo com a comunidade e agentes de saúde.
Atividades realizadas em 2014
Contato com a Semas e Defesa Civil para coleta de dados sobre as famílias abrigadas;
Compra e entrega de kits de higiene;
Reuniões com as comunidades locais;
Formação com agentes comunitários de saúde;
Distribuição de material educativo;
Tratamento contra parasitoses intestinais.
Ações 2015
Em 2015 o programa continua atendendo as mesmas escolas com objetivo de fortalecer a capacidade de liderança dos parceiros para promover a sustentabilidade; colaborar com conselhos comunitários existentes; integrar custos do projeto para o governo local. mobilização e engajamento contínuos da comunidade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS