Datiloscopistas policiais solicitam a mudança na nomenclatura

Datiloscopistas policiais solicitam a mudança na nomenclatura do cargo

Datiloscopistas policiais solicitam a mudança na nomenclatura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os servidores estaduais, que atuam na Segurança Pública em Rondônia sendo datiloscopistas policiais, solicitaram ao governo do Estado a mudança na nomenclatura do cargo e, assim, sejam reconhecidos como peritos papiloscopistas.
Trata-se apenas de uma alteração no nome, explica o presidente da Associação dos Datiloscopistas Policiais de Rondônia (Adepro), Ari Aquino. Acompanhado dos colegas Maria Auxiliadora de Jesus e Wailton Duarte, eles se reuniram na tarde dessa quarta-feira (15) com o vice-governador Daniel Pereira e os deputados estaduais, Edson Martins e Jesuíno Boabaid, na Assembleia Legislativa. “Pedimos ao vice-governador, que interceda junto ao governador Confúcio Moura a nosso favor, porque é muito importante esta mudança”.
Segundo Ari, poucos estados ainda fazem uso da nomenclatura datiloscopistas e na maioria já aconteceu a mudança, transformando os profissionais peritos papiloscopista.
Ele explica que a papiloscopia é a ciência que trata da identificação humana, por meio das papilas dérmicas existentes na palma das mãos e na sola dos pés, mais conhecida pelo estudo das impressões digitais. Por isso, o profissional é reconhecido como especialista em identificação.
O trabalho desempenhado inicia na coleta e finda no arquivamento, envolvendo planejamento, coordenação, supervisão, controle na execução das periciais papiloscópicas relativos ao levantamento, coleta, análise, codificação, decodificação e pesquisa de padrões e vestígios papilares.
Outros atividades realizadas pelos papiloscopistas (antes datiloscopistas) são a Pericia de Prosopografia (descrição de uma pessoa – envelhecimento, rejuvenescimento e reconstituição facial), bem como a realização de estudos e pesquisas técnico científicas, visando a identificação humana.
Esses profissionais estão presentes nas delegacias, institutos de identificação, no contato direto com o cidadão para a emissão da carteira de identidade, entre outros. Em Rondônia a categoria conta com cerca de 160 profissionais em atividade.
Recentemente, os deputados estaduais aprovaram uma indicação do deputado Edson Martins, propondo ao executivo que faça a alteração na nomenclatura do cargo.
“Não haverá mudança nas atribuições e deixei este fato bem esclarecido ao vice-governador”, afirmou Ari Aquino. Segundo ele, Daniel Pereira “foi muito receptivo à indicação”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS