Parceria entre Detran, PM e Semtran amplia educação no trânsito em Porto Velho

Parceria entre Detran, PM e Semtran amplia educação no trânsito em Porto Velho

Parceria entre Detran, PM e Semtran amplia educação no trânsito em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi iniciada, nesta quarta-feira (15), na rua Getúlio Vargas com Pinheiro Machado, uma campanha para reduzir os acidentes de trânsito em Porto Velho.

Em ação conjunta, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito de Rondônia e a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), realizaram esta primeira blitz educativa, alertando condutores e pedestres sobre os riscos no trânsito.

Durante a abordagem educativa, a advogada Sandra Macedo parabenizou a iniciativa.  “Nós temos boas leis, o que que precisamos é a aplicação delas, associada à tolerância, ao bom-senso e ao saber viver em sociedade”, disse. Derli Santos pensa da mesma forma: “Sou motoqueiro e acho bom demais. Poderia ter uma blitz desta em cada esquina da cidade”.

Na sexta-feira (17) a campanha continua na avenida Rio Madeira, ao lado do Porto Velho Shopping, outro local com alto índice de acidentes na capital e, a partir de então, iniciam diversas outras blitzen em todos os municípios de Rondônia. “Estamos iniciando uma grande ação conjunta para a preservação de vidas”, justifica o diretor geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, que considera essa parceria importante para chamar a atenção da sociedade.

Cerca de 40% das entradas nas unidades de urgência e emergência da capital são provenientes de vítimas de trânsito e as motocicletas continuam como as mais envolvidas nas ocorrências de acidentes, como é o caso de Ailson dos Santos, que trafegava em sua motocicleta. “Fui atropelado por uma caçamba. Desmaiei e só me lembro quando acordei em uma maca no João Paulo II”, conta. Ailson, que se apresentou como voluntário para alertar os condutores durante a blitz, teve a perna esquerda amputada acima do joelho.

Acássio Figueira, diretor-executivo de habilitação, medicina e educação de trânsito do Detran, diz que “os altos gastos com saúde, juntamente com a mutilação de membros e as mortes justificam a necessidade dessa mobilização em favor da vida” e complementa dizendo: “Estamos em contato com outros possíveis parceiros a fim de encorpar esta importante campanha de nível estadual e orientamos as Ciretrans dos municípios do interior para que também façam parcerias visando ampliar as ações educativas”.

A campanha segue nos próximos meses e nas ações conjuntas são distribuídos impressos com informações importantes para o trânsito mais seguro, onde os condutores também recebem informações sobre os riscos da embriaguez ao volante. Policiais, agentes de transito e demais servidores abordam os condutores e os conscientizam sobre os riscos, reforçando os conceitos de direção defensiva.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS