Falta de médicos leva Prefeito a pedir apoio parlamentar em Brasília

Falta de médicos leva Prefeito a pedir apoio parlamentar em Brasília

Falta de médicos leva Prefeito a pedir apoio parlamentar em Brasília

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O prefeito Dúlcio Mendes cumpriu agenda em Brasília onde esteve no gabinete de todos os parlamentares da Bancada de Rondônia, protocolando documentos que reivindicam recursos para obras em nossa cidade e também buscando apoio político para um Acordo Diplomático, denominado “Ajuste Complementar de Prestação de Saúde” a ser proposto e firmado entre Brasil e Bolívia.

Tal acordo diplomático, já criado em Decreto nº 7239, de 26 de julho de 2010, foi convalidado pelos governos brasileiro e uruguaio, servindo como complemento ao “Acordo Bilateral” já firmado entre os dois países, conferindo, desta forma, legalidade à atuação de médicos brasileiros e uruguaios nas cidades fronteiriças de Sant Ana do Livramento (RS) e Rivera, no Uruguai.

Esta decisão foi tomada pelo prefeito Dúlcio, depois de ter ocorrido esforços do Governo de Rondônia para contratação de médicos com divulgação em todo o Estado, para cumprirem escala de Plantões no Hospital Regional de Guajará-Mirim, pagando salários com valores bem acima daqueles oferecidos pelo município e, ainda assim, não ter havido interessado algum.

Consequentemente, tem sido comum e frequente, ocorrer o não comparecimento de médicos brasileiros plantonistas, escalados para Plantões no Hospital Regional de Guajará-Mirim/RO, sem aviso nenhum, determinando uma situação de instabilidade e risco de vida, em se tratando de atendimento de “Urgência e Emergência”.

A proposta a ser apresentada aos governos brasileiro e boliviano, seria para a utilização de médicos bolivianos no Hospital Regional de Guajará-Mirim, a exemplo do que já ocorreu nas cidades de fronteira Brasil e Uruguai, somente e exclusivamente para atuação em média e alta complexidade em Hospital Público, sem estender direitos a esses profissionais de atenderem em consultórios ou Hospitais particulares. Da mesma forma, seria garantido o direito ao médico brasileiro atuar em território boliviano, sob as mesmas condições.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS